Sincofarma SP

Pesquisar
Close this search box.

Associado

Menu

 
 

ASSOCIE-SE:

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes: normas regulamentadoras PCMSO e PPRA

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2017-07-31 15:00:08

 

O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho foi assinalado na última quinta-feira (27) . A Segurança do Trabalho atua para a conscientização e prevenção dos riscos ocupacionais. As normas regulamentadoras NR 7 PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e NR 9 PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais eliminam os riscos além de preservar a saúde dos trabalhadores.

O PPRA é o conjunto de iniciativa à preservação da saúde e integridade do empregado, devendo estar alinhado com as demais normas em especial o PCMSO, que determina a realização de exames médicos admissionais, periódicos, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional. Com o objetivo de detectar possíveis riscos à integridade ou saúde do funcionário, principalmente a doenças relacionadas ao trabalho.

As normas PPRA e PCMSO devem ser realizados mesmo que a empresa possua apenas um único funcionário, (se é empregado já é funcionário!) cujo contrato seja regido pela CLT- Consolidação das LEIS Trabalhistas, ou até mesmo se for o proprietário, pois que esteja exposto aos riscos.

Com o PCMSO ativo, a empresa evita possíveis penalidades jurídicas que podem aparecer por ocorrências relativas à doenças ocupacionais, tais como: processos civis, criminais e previdenciários. Com a não elaboração, as empresas estarão sujeitas a multa.

A segurança dentro do ambiente de trabalho é qualidade para o dia a dia dos trabalhadores. Financeiramente também existe vantagens. O comprimento do PCMSO e PPRA pode evitar indenizações e tratamentos de saúde a longo prazo que poderiam ter sido evitados.

O SincofarmaSP disponibiliza desses serviços para os associados. Os exames são realizados somente as 4ª. Feiras. Após a realização dos exames clínicos e complementares, é entregue o atestado de aptidão profissional. Para agendar basta acessar o nosso site e preencher o formulário e para aderir o serviço, deverá enviar um e-mail para pcmso@sincofarma.org.br.