2017-08-26 13:00:08
O Encontro de Associados Farmarcas 2017, ocorrido entre 10 e 11 de agosto, em São Paulo, movimentou o mercado farmacêutico. Participaram do evento mais de duas mil pessoas que representavam cerca de 660 farmácias de todo o país e principais indústrias, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.
“Já há alguns anos tomamos um caminho sem volta em relação ao evento, que, hoje, vai muito além de uma simples feira de negócios, demandando uma estrutura diferenciada e possibilitando uma incrível possibilidade de negócios e obtenção de conteúdo por parte dos participantes”, explicou o diretor operacional da Farmarcas, Ângelo Vieira.
FEIRA DE NEGÓCIOS
O primeiro dia de evento foi marcado por uma rodada de negócios, que movimentou uma estimativa de R$20 milhões em vendas. Todos as farmácias das redes administradas pela Farmarcas participaram do evento e puderam conhecer seus fornecedores e aproveitar ótimas promoções para aquisição de produtos.
Tomando praticamente toda a estrutura do Pró-Magno Centro de Eventos, os mais de 50 expositores (entre indústrias e distribuidores) comemoraram os ótimos resultados do evento. “O encontro foi muito bom. Ótima oportunidade para encontrarmos os clientes e fazer negócios. Temos muitos clientes que não têm atendimento presencial de nossa equipe em loja, portanto, foi ótima oportunidade de aproximação. Conseguimos vender metade da nossa cota do mês em um único dia”, conta Karina Leonardo Alves, gerente de Trade Marketing da Hypermarcas.
Para potencializar ainda mais o networking entre os participantes, no fim da tarde, ocorreu uma confraternização na (não precisa de vírgula) qual os participantes puderam apreciar um coquetel com comidinhas de boteco, proporcionando o melhor aproveitamento do espaço da feira.
PALESTRAS E ASSEMBLEIAS
O segundo dia do evento foi marcado pela realização de uma série de palestras que buscaram aprimorar os representantes das farmácias ao modelo de negócios da Farmarcas e fornecer informações estratégicas para o crescimento das lojas. Também ocorreram as assembleias, que ajustaram os rumos da administradora de redes para o próximo ano.
As apresentações foram realizadas no auditório do Hotel Holiday Inn e tiveram início com Eduardo Rocha (QuintilesIMS), que falou do “Panorama do Mercado Farmacêutico”. Os dados apresentados impressionaram todos os participantes, pois mostram que o crescimento da rede foi muito acima de todo o mercado farmacêutico e também apresentam uma perspectiva muito positiva para os próximos anos, caso a Farmarcas continue seu crescimento estruturado.
Na sequência, foi a vez de uma divertida apresentação de Artur Ferreira (Oficina de RH), que falou sobre “Cenários e tendências para o varejo farma”, mostrando aos participantes cuidados para que não percam o foco e consigam realizar objetivos. Para finalizar a manhã, Adir Ribeiro (Praxis Business) falou sobre “Gestão estratégica de varejo”, apresentando as semelhanças do modelo da Farmarcas com o modelo de franquias e os cuidados para que essa prospere de forma saudável.
Na parte da tarde, o diretor geral da Farmarcas, Paulo Roberto Costa, apresentou um panorama do que vem sendo realizado pela administradora de redes associativistas e o planejamento estratégico do negócio para os próximos anos. O presidente da Farmarcas, Edison Tamascia, também fez uma contundente apresentação, renovando o ânimo dos participantes para o crescimento.
“Temos que ter muito cuidado, pois nosso modelo de associativismo pode ser comparado a uma manada de elefantes, na qual o ritmo é ditado pelo mais lento. Por isso é imprescindível que todas as lojas estejam atentas para que não ocorram percalços em nosso caminho e que possamos atingir os objetivos em um período de tempo mais curto. É fundamental o engajamento de todos, porque juntos podemos fazer mais”, finalizou Tamascia.
Para finalizar o evento, ocorreu o já tradicional jantar, no qual o novo vídeo institucional da Farmarcas foi apresentado, a equipe organizadora foi homenageada e os participantes concorreram a prêmios. O mais importante foi a alegria que imperou na ocasião, mostrando que todos estão alinhados para os próximos objetivos.