2017-10-23 12:00:08
A nicotina causa dependência do cigarro* e o torna agradável. É uma substância que ocorre naturalmente no tabaco. Ao tragar a fumaça do cigarro, uma grande quantidade vai para os pulmões e passa para o sangue, atingindo o seu cérebro em alguns segundos. No cérebro, a nicotina causa a liberação de substâncias que dão a sensação de prazer e o relaxam momentaneamente. É a rápida liberação de nicotina no cérebro que promove a sensação de prazer.
Quando você fuma por muito tempo, o cérebro se modifica e começa a esperar a nicotina. Ao fumar, você inala nicotina e, com o tempo, seu cérebro aumenta o número de novos receptores ávidos por nicotina.
Quando você para de fumar, os receptores deixam de receber a nicotina de que precisam e gritam por mais. É por isso que você sente o desejo intenso de fumar e os sintomas da síndrome de abstinência, tais como irritabilidade e inquietação, que podem acabar com a sua força de vontade.
Um mito popular sobre o fumo é que a nicotina do cigarro causa câncer e outros riscos à saúde. A verdade é que, além da nicotina, o cigarro contém mais de 4.000 substâncias químicas, sendo que pelo menos 50 aumentam o risco de câncer**.
Esta é uma razão pela qual a nicotina pode ser usada na Terapia de Reposição de Nicotina (TRN). Neste tipo detratamento, você substitui a nicotina dos cigarros pela Nicotina Terapêutica, que é liberada de modo diferente, através de NiQuitin Adesivos.
É um modo mais seguro de receber a nicotina, pois não ocorre inalação dos outros produtos químicos perigosos do cigarro. A Nicotina Terapêutica ajuda a reduzir a tentação de fumar e facilita a redução ou o abandono do tabagismo. Com o tempo, você reduz gradualmente a quantidade de Nicotina Terapêutica até parar de fumar ou de fazer a TRN.
Se estiver preocupado com a perda da aparência jovem, pesquisas mostram que parar de fumar pode ser o primeiro passo para interromper os danos causados pelo fumo na pele*.
Estudos demonstram que o cigarro pode conferir uma aparência mais envelhecida. Quem fuma mais de 20 cigarros por dia tem três vezes mais chances de desenvolver rugas prematuramente do que não fumantes*. Um efeito que é tanto inevitável como irreversível, e mais comum nas mulheres. Para aquelas que estejam preocupadas com o envelhecimento, parar de fumar deve estar no topo da lista de coisas “para fazer”.