2018-02-27 11:00:08
Segundo a Fenacelbra, cerca de dois milhões de brasileiros têm a doença conhecida como celíaca
Acordar, jogar uma água no rosto, preparar o café e comprar aquele pãozinho quentinho e crocante, está incluído na rotina matinal de milhares de brasileiros que nasceram, cresceram e hoje vivem começando o dia da mesma forma. Mas o que muitos não sabem é que isso pode ser uma inconveniência muito grave para as pessoas que sofrem da doença celíaca.
A doença celíaca ou intolerância ao glúten é uma doença intestinal que não possui um padrão de apresentação clínica, o que torna o seu diagnóstico um dos mais difíceis do mundo. Segundo dados da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA), cerca de dois milhões de brasileiros sofrem da doença.
Hoje a enfermidade apresenta uma predisposição genética na maioria das pessoas que desenvolvem a intolerância ao glúten e, apesar do número alto de acometidos, ainda não há uma maneira exata de impedir o aparecimento do distúrbio. Desta forma, o histórico familiar se tornou essencial para ajudar no diagnóstico precoce e desenvolver dietas para evitar possíveis lesões no intestino.
A nutricionista Márcia de Almeida, explica quais são os principais sintomas desse distúrbio. “Barriga estufada, gases, ânsia de vômito, diarreia, perda de peso e quedas de cabelos, são os principais indícios dos celíacos. Os principais alimentos responsáveis por isso são os pães, os biscoitos e as massas, sendo o glúten o grande vilão de toda a história”.
No entanto, já existem marcas que oferecem produtos e alimentos que não possuem glúten, ajudando na hora de elaborar uma dieta para quem sofre da doença. A Uni Alimentos – empresa que comercializa snacks saudáveis -, por exemplo, oferece hoje, uma linha completa de alimentos sem a proteína. Vagner Gomes, CEO e fundador da marca, conta que “antenado às necessidades da sociedade, aliado a seguridade, sabor e praticidade”, conseguiu trazer aos seus consumidores, produtos reais e com ausência total do glúten.
Biscoitos de polvilho, de coco, de canela, de parmegiana, tapiocas tradicionais, tapiocas de espinafre, chips de mandioca e chips de batata-doce, fazem parte da atual linha de produtos sem glúten da Uni Alimentos. Os principais postos de venda da marca são os super e hipermercados, hortifrutis, lojas de produtos naturais, lanchonetes, padarias, empórios, laboratórios médicos, lojas de conveniências que podem ser encontradas por meio do aplicativo GoFind.
“Uma forma legal para não mudar totalmente nosso estilo de se alimentar é procurar marcas e produtos que ofereçam alimentos sem glúten. Para substituir o pão, por exemplo, pode se usar a tapioca, pois ela já faz parte do cardápio de muitos brasileiros e deixa a dieta menos radical”, conclui a nutricionista.