Sincofarma SP

Como identificar o que é fome e o que é gula?

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2018-03-27 12:00:08

 

Não existe uma dieta melhor que a outra. A dieta é uma escolha individual.

Qual a melhor dieta? Cortar o carboidrato? Cortar a gordura? Estudos mostram o que muita gente está cansada de saber: o importante é manter uma dieta equilibrada. O endocrinologista Bruno Halpern e a nutricionista Patricia Bertolucci falaram sobre o estudo no Bem Estar desta segunda-feira (26).

O estudo comprova que não existe uma dieta melhor que a outra, é uma escolha individual. Uma dieta que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará para outra. O segredo está na saciedade.

E como identificar o que é fome e o que é gula? A repórter Nilessa Tait mostrou em mais um episódio do ‘Bem na fita’. “É preciso entender o que é vontade passageira e o que é vontade verdadeira e programada”.

Ficar sentado aumenta o apetite, diz estudo

Quando carregamos peso, o cérebro pode entender que estamos muito gordos e mandar sinais para diminuir o apetite. Cientistas estrangeiros descobriram que isso só é possível graças a um sensor até então desconhecido no nosso corpo e que detecta alterações de peso.

Os testes foram feitos em ratos, divididos em dois grupos. No primeiro, os pesquisadores implantaram capsulas com um peso 15% maior do que o corpo dos animais. No segundo grupo, os ratos receberam cápsulas vazias. Catorze dias depois, os ratos que ficaram mais pesados emagreceram. Já o outro grupo não perdeu peso.

Para os pesquisadores, a explicação está nas células do osso. Essa descoberta é uma comprovação a mais de como o sedentarismo leva à obesidade. Quando ficamos em pé, os ossos da perna sentem o peso do corpo e avisam o cérebro para comer menos. Já quando estamos sentados, os ossos não sentem a mesma carga e aí deixam de alertar o cérebro. Mas os médicos alertam: nada de colocar peso nas costas!