2018-03-29 11:00:08
O Bem Estar desta quarta-feira (28) convidou os pediatras infectologistas Renato Kfouri e Isabella Ballalai para falar sobre três assuntos que estão preocupando os brasileiros: sarampo, síndrome mão-pé-boca e o vírus H3N2.
Sarampo
Em 2016, a Organização Pan-Americana de Saúde deu ao Brasil o certificado de eliminação do sarampo, que é altamente contagioso e pode ter graves consequências. Só que o cenário mudou e a região norte enfrenta um surto da doença, que pode ter vindo do país vizinho, a Venezuela.
O sarampo chegou em fevereiro, pela fronteira com Roraima. Os primeiros casos eram de venezuelanos que vieram por causa da crise econômica e política. O que preocupa é que os doentes agora são brasileiros que não viajaram para a Venezuela. Isso significa que o vírus está circulando em Manaus.
H3N2
O vírus é um subtipo do Influenza. Ele foi responsável pelo pior surto de gripe registrado nos Estados Unidos nos últimos dez anos. Esta semana, duas pessoas morreram da doença em Taubaté, interior de São Paulo.
A preocupação é que o H3N2 faça os mesmos estragos que fez no EUA, onde, durante o inverno, atingiu 47 mil pessoas. O vírus pode chegar ao Brasil por alguém que foi infectado nos EUA, retornou para o país e pode transmitir o H3N2 para outras pessoas.