Sincofarma SP

Farmácia independente pode crescer?

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2018-04-06 13:00:08

 

Farmácias tradicionais podem ter um futuro promissor.

Grandes redes de farmácias abriram novas lojas nos últimos 12 meses, de acordo com a Abrafarma, a Associação de Redes de Farmácias. Tal expansão é visível em todo o país, reforçando a ideia de que farmácias independentes, aquelas tradicionais em que o dono fica na loja, seguem o caminho oposto, ou seja, sumindo do mercado.

A verdade é que o cenário é outro. Um modelo de negócio entre as farmácias, montado por meio de associativismo, que compartilha métodos de gestão e informações, tem sido o remédio para a sobrevivência do pequeno comércio de medicamentos. A farmácia independente pode e deve ser competitiva, além de organizar a gestão com prioridade.

Se considerarmos que muitas farmácias independentes faturam em média cinquenta mil, e que uma loja que faz parte de uma grande rede pode chegar a faturar um milhão de reais por mês, não é difícil avaliar o impacto destes gigantes no cotidiano das pequenas farmácias.

Mas, a culpa não é só da concorrência, é necessário implantar melhoria continua. Quem adere o modelo de associativismo deve seguir algumas lições, como: administração do fluxo de caixa, estoques, folhas de pagamentos, reduções de custos, visual da loja e a qualidade no atendimento.

“Sobreviver sozinho é muito difícil”, afirma Natanael Costa, presidente do Sincofarma/SP.

Há pouco mais de 50 anos no ramo, ele mesmo tem duas lojas em Vinhedo (SP) com a bandeira FarMaestra. “É preciso ter o compromisso de sempre estar inovando e renovando para sobreviver”, finaliza ele.

De acordo com dados da IMS Health divulgados no diário do comércio, as farmácias movimentaram cerca de R$ 102 bilhões no ano de 2017, as grandes redes com participação de 39,6%, e as lojas independentes sem vínculo com franquias ou associativismo ficaram em segundo lugar com 27,9% na participação.

Os dados mostram que as farmácias independentes cresceram e possuem força para crescer ainda mais, basta identificar o melhor posicionamento no mercado.

Quer saber mais sobre esse modelo de crescimento? Participe da palestra do FUTURO DA FARMÁCIA INDEPENDENTE que ocorrerá no dia 26 de Abril no auditório do SINCOFARMA/SP, com o grupo associativista MULTIFARMA.

Por: Katarine Marques