2018-05-11 18:30:08
O uso racional de medicamentos tem o objetivo de proporcionar o máximo benefício com uma minimização dos possíveis efeitos prejudiciais no uso de medicamentos.
Para tanto não basta ser o medicamento correto para o problema de saúde, é importante saber a origem desse medicamento, ou seja, o local onde foi adquirido, para não correr o risco de ser se medicar com um produto adulterado ou com a qualidade comprometida, caso não tenha sido comprado em uma farmácia ou drogaria, é fundamental a orientação no uso correto.
Perigos da automedicação.
Consumir medicamentos sem prescrição e a automedicação é perigoso?
O termo automedicação é utilizado no Brasil de uma forma diferente do resto do mundo. Aqui a automedicação é confundido com a autoprescrição, que é quando uma pessoa compra e utiliza medicamentos tarjados sem a receita/prescrição de um médico ou dentista, aliás uma prática incorreta. Assim, a automedicação responsável que é a pratica de utilizar Medicamentos Isentos de Prescrição com orientação é uma prática de autocuidado, que está alinhada com a classificação da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Os profissionais de saúde das farmácias e drogarias são os mais indicados para orientar o consumidor quanto aos benefícios e efeitos adversos dos Medicamentos.