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Data celebra a profissão de comerciante

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2018-07-16 12:00:08

 

Ser visionário, ter coragem para investir. Características que podem estar entre as principais de um dos profissionais mais antigos da humanidade, o comerciante. Para o presidente do Sindilojas Erechim, José Gelso Miola, o comerciante precisa estar disposto a inovar o tempo todo para e se manter firme.

Nesta segunda-feira (16), comemora-se o Dia do Comerciante. Por isso, Miola destaca  importância dos empresários e as empresárias responsáveis por uma das principais atividades da economia brasileira. “Mais do que um realizador de negócios, o representante do comércio é um agente de transformação. Por meio de segmentos tão diferentes quanto turismo, alimentação, serviços, varejo e vários outros, esse empreendedor nato ajuda a transformar crises em oportunidades, incertezas em segurança e desigualdade em justiça social”, afirma.

Miola diz que todo o trabalho feito por estes trabalhadores é para construir uma sociedade melhor. “Gerar emprego e renda, contribuir para o Produto Interno Bruto (PIB) do estado é uma tarefa desenvolvida diariamente através de diversos segmentos”, pondera.

Entretanto, Miola reconhece as barreiras enfrentadas pelo setor, mas ao mesmo tempo enaltece a força de vontade de cada um. “Apesar da crise econômica, da burocracia governamental e elevada carga tributária, sobreviveremos”, conclui. “Esses profissionais ajudam a transformar crises em oportunidades, incertezas em segurança e desigualdade em justiça social”, afirma.

A data

No início, quando ainda não havia moedas, os comerciantes utilizavam o sistema de troca. Trocavam tecidos por alimentos, metais por sapatos e assim sucessivamente. Quando as cidades começaram a crescer, as moedas surgiram e o comércio também floresceu.

Os séculos passaram, mas a profissão de comerciante, talvez uma das mais antigas da história, continua a ditar o modo de vida da sociedade. “O Estado precisa dar mais atenção aos interesses, legítimos, dos empresários do comércio. Ajudamos a sustentar as últimas grandes transformações sociais do Brasil e queremos continuar a transformar o País, para melhor”, completa Miola.

Destaque econômico

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim, Arlei Cavaletti, salienta que o comércio tem tido papel de destaque no desenvolvimento de Erechim e da região. “A atividade de comerciante representa muito para o crescimento da nossa região. Só aqui em Erechim são mais de 3,7 mil lojas e outros 6,7 mil prestadores de serviços, o que mostra a importância desta atividade”, salienta.

“O comércio e umas das atividades mais importantes para o desenvolvimento econômico do nosso país. Gera emprego e renda, é uma das atividades mais antigas  onde cada vez mais os empresários do comércio precisam ter coragem, ser empreendedores , ter criatividade e inovação para enfrentar a competitividade do mercado e os clientes cada vez mais exigentes. A CDL está sempre trabalhando para que seus associados cresçam e prosperem, sempre focando no consumidor final”, completa.

O marketing como aliado das vendas

Novo comportamento do consumidor também alterado o varejo

Quando falamos de comércio, entendemos que mundo está cada vez mais na internet, mas segue no ponto físico. Para o publicitário Gleison Olivo, o comportamento do consumidor está mudando e é preciso que o comerciante fique atento as novas tendências. “Estamos tendo um consumo cada vez digital. Este é um universo que tem evoluído muito fazendo com que o cliente possa entender o produto de todas as maneiras, tamanho, qualidade, soluções. Então é importante que o comerciante tenha o digital como um aliado, porque o cliente está no mundo”, destaca ele.

Para Gleison, o varejo no ponto físico deve se transformar cada vez mais em um ponto de experiência, retirada de produtos e busca de soluções. “O comerciante precisa estar alerta a este movimento”, pondera.

Mídias sociais

Outra mudança importante na relação entre cliente e comércio tem se dado com a chegada das mídias sociais. “Esta é uma plataforma que veio para ficar, pois permite uma interação direta e instantânea entre estabelecimento e consumidor. Mas temos que ter alguns cuidados, como estar sempre interagindo, porque o cliente quer a resposta o quanto mais rápido possível. Outra coisa que orientamos é que a loja não tenha um perfil e sim uma fan Page, algo mais profissional e voltado às relações de consumo”, pontua.

Para Gleison, as mídias sociais exigem alguns cuidados importante para aumentar a eficácia da presença do estabelecimento na plataforma.

Marketing x crise

O Brasil vive um período de crise e que busca deixar os rastros de perdas para trás. O comércio, por exemplo, cresceu cerca de 6% no primeiro semestre, de acordo coim dados da Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL).

Gleison Olivo explica que estratégias de marketing podem ser uma importante aliada no combate à crise e ampliação das vendas. “No entanto, marketing não se resume apenas à propaganda. O comerciante tem que estar atento aos 4 P’s que englobam uma estratégia de marketing: produto, preço, praça e promoção, este último envolvendo entre outras situações, a propaganda. Uma ação de marketing envolve uma questão mais global, que permite chegar uma ampla análise para após, tomar a decisão correta de investimento”, completa Gleison.