Sincofarma SP

Rio Preto registra nova morte por gripe H1N1

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2018-08-31 11:00:08

 

Cidade contabiliza 15 mortes por gripe neste ano. Segundo a Secretaria da Saúde, 101 casos da doença foram confirmados.

 

Secretaria da Saúde de São José do Rio Preto (SP) confirmou, nesta quinta-feira (30), mais três casos de gripe A H1N1, com uma nova morte.

A vítima é um homem na faixa etária de 60 a 69 anos, com comorbidades e sem histórico de vacinação.

Neste ano, foram registradas 15 mortes por gripe em Rio Preto, sendo que 12 são por H1N1, duas por H3N2 e uma por Influenza A não subtipada.

De acordo com o boletim emitido pela secretaria, neste ano a cidade contabiliza 101 casos de gripe, sendo que 82 deles são de Influenza A H1N1, 16 de Influenza A H3N2 e dois casos de Influenza B. Um caso também foi confirmado para Influenza A não subtipado. Sete casos estão sendo investigados.

Sintomas e tratamento

A gripe – tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B – tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.