Sincofarma SP

Setembro é o mês verde, amarelo, roxo e vermelho

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2018-09-24 10:02:08

 

Mês apresenta diversas conscientizações sobre saúde.

 

O mês de setembro está chegando ao fim e nunca é tarde para relembrarmos que ele é um mês especial de uma série de conscientizações.

No que se refere a saúde, setembro é o mês verde sobre a conscientização e prevenção do câncer de colorretal e da doação de órgãos.

Sobre o câncer de colorretal, atualmente, não há mais a recomendação de se fazer o exame de colonoscopia aos 50 anos, como se pedia antigamente, devido a incidência em pessoas cada vez mais jovens. Caso haja histórico familiar, ou hábitos de vida como consumir carne vermelha em excesso ou sedentarismo também são fatores para a recomendação de rastreio da doença. Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, há a estimativa que sejam confirmados 36 mil casos novo até o final de 2018.

Para marcar o dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Setembro Verde foi criado com o objetivo de ressaltar a importância da doação para transplante de órgãos em todo país. A campanha foi criada pelo cirurgião cardiovascular José Lima Oliveira Júnior, que integra a Comissão de Remoção de Órgãos da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em comunhão com o Ministério da Saúde e secretarias estaduais de saúde. Em sua quinta edição, a campanha carrega o slogan “Doe órgãos, a vida continua!”.

Setembro se apresenta como apoiador além da saúde física, como também da saúde mental. O Setembro Amarelo é também o mês mundial de prevenção do suicídio. Iniciado em 2015, a campanha incentiva a oferta e procura por ajuda, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população para o assunto que já foi um tabu maior do que é hoje.

No que se refere ainda a saúde, a Federação Mundial do Coração, apoiada pelas Nações Unidas, criou o Setembro Vermelho, para conscientização, prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, com o objetivo de diminuir consideravelmente o número de casos de derrames, infartos e problemas cardíacos. O mês de setembro foi escolhido pelo dia 29 de setembro ser o Dia Mundial do Coração.

E para finalizar as campanhas do mês, o Setembro Roxo é o Mês Nacional da Conscientização da Fibrose Cística, promovido anualmente pelo Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, com o objetivo de promover apoio e conscientização da doença. Sendo uma doença genética rara, ela se apresenta na secreção do organismo, deixando-a mais espessa do que o normal, então sendo a causa de ocorrência de diversos sintomas, como dificuldade de ganhar estatura e peso, diarreias, tosse crônica e sucessivas pneumonias.

Passamos pelo mês sendo relembrados de diversas conscientizações sobre saúde. Que Setembro seja marcado em nós para que essas informações não sejam esquecidas. Converse sobre seus problemas, vá ao médico periodicamente, faça tratamento se for necessário, saiba e cuide de sua saúde e procure sempre orientações com o seu farmacêutico de confiança.

 

 

 

Por Maíra Bergamo