2018-10-20 11:07:08
Curso será realizado hoje, dia 20/10, na sede do Sincofarma.
A manipulação de homeopatia é feita a partir de essências retiradas da natureza, com a intenção de equilibrar as funções fisiológicas e psíquicas do paciente. Os florais, por sua vez, são utilizados como tratamento adicional para doenças e desequilíbrios emocionais.
Hoje, dia 20 de outubro, o Sincofarma/SP promove o curso de Manipulação de Homeopatia e Florais, ministrado pela palestrante Natália Castanha, que afirma que tal método terapêutico é muito utilizado e reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). “Iremos trabalhar os principais esclarecimentos sobre a Homeopatia, qual a sua concepção em relação ao processo de saúde-doença, técnicas e orientações aos pacientes. Além disso, iremos falar sobre a Terapia Floral; como ter o conhecimento e saber identificar as principais queixas para uma melhor orientação ao paciente e eficácia da elaboração das fórmulas”, conta a ministrante.
Ela conta que capacitar um profissional competente, com uma sólida formação, para atuar com Medicamentos Homeopáticos e Formulações de Florais, resultará em um uma visão humanista de tal profissional, o qual irá se comprometer com a ética/bioética para a necessidade do paciente. Pois, “a farmácia é o estabelecimento de saúde que tem como principal objetivo garantir o preparo adequado do Medicamento Homeopático para seu paciente, além de orientá-los quanto ao seu uso para uma melhor eficácia terapêutica”, completa.
Quando perguntada sobre o tratamento de Florais dentro da área da saúde, a doutora Natália explica que os florais “atuam cuidando do indivíduo como um todo, principalmente trabalhando o estado emocional da pessoa que o utiliza. E, por serem seguros e suaves, podem ser consumidos diariamente, quando sua fórmula foi elaborada adequadamente por um terapeuta ou profissional habilitado ou com conhecimento nas essências; sendo também indicados para animais e colocados em plantas”.
Ambos os tratamento, florais e homeopáticos, têm como objetivo trabalhar a saúde física e mental dos pacientes. “O objetivo tanto dos Florais quanto dos Medicamentos Homeopáticos é de ajudar a pessoa como um todo, e, consequentemente, da forma como ela reage às suas principais dificuldades. Sem causar nenhum tipo de dependência pelas fórmulas e trazendo alguns alívios. Sempre lembrando que, os Florais não substituem o tratamento médico, porém, podem complementá-lo”, diz a doutora.
Com a espera de 60 participantes, o curso de Manipulação de Homeopatia e Florais ocorrerá até às 16h, no auditório do Sincofarma/SP. “Sempre temos muito a estudar e nos aperfeiçoar quando falamos de qualquer assunto da área da saúde. Ainda um dos mais discutidos é de Medicamentos Homeopáticos e Tratamento com Florais, dois assuntos que muitas pessoas (profissionais e pacientes) possuem dúvidas. Desta forma, sempre estou disposta a discutir, trocar novas idéias e principalmente orientar o farmacêutico, para que tenha total domínio nas técnicas de preparo e controle da qualidade, e o paciente, para que faça o uso adequado do mesmo”, finaliza a ministrante.
Por Maíra Bergamo