Sincofarma SP

Termo de compromisso para logística reversa de eletroeletrônicos recolhe 94 toneladas de material

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2018-10-21 10:00:08

 

FecomercioSP, em parceria com Green Eletron, Cetesb e Abinee, anuncia balanço do primeiro ano do termo de compromisso durante evento do Dia Internacional da Reciclagem de Lixo Eletrônico.

 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Sustentabilidade, comemora o sucesso do primeiro ano do termo de compromisso para logística reversa de eletroeletrônicos, que recolheu 94 toneladas de material. O resultado foi possível graças ao acordo assinado em 16 outubro de 2017 entre a Federação, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a entidade gestora Green Eletron.

A meta para o primeiro ano de operação do termo de compromisso era criar 16 pontos de entrega em, no mínimo, três cidades. O objetivo inicial foi superado e, atualmente, sete cidades integram a lista. No total, segundo a Green Eletron, existem 35 pontos espalhados pelo Estado. Só na capital paulista, a operação contabiliza 21 pontos.

Agora, na segunda fase do projeto, existe a meta de expansão para todo o Estado de São Paulo, com pontos fixos nas cidades com mais de 80 mil habitantes a ser conquistada até 2021. O objetivo a curto prazo é que, até o ano que vem, existam 65 pontos espalhados por 20 cidades.

O balanço da fase de implantação e o plano de expansão do projeto foram divulgados em evento do 1º Dia Internacional da Reciclagem de Lixo Eletroeletrônico, ontem (16) – internacionalmente, E-Waste Day –, na sede da Abinee, em São Paulo. O evento contou com a participação de representantes do setor industrial e comercial e do governo estadual.

Na abertura, o presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomecioSP, Prof. José Goldemberg, falou sobre a importância da data e a evolução do tema entre a indústria e o comércio, passo essencial para a tomada de decisões rumo a um futuro sustentável. Participaram ainda o presidente da Green Eletron, Humberto Barbato Neto; o diretor de Sustentabilidade da Abinee, João Carlos Redondo; e o gerente do Departamento de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Eficiência de Recursos Naturais da Cetesb e representante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Flávio Ribeiro.

Para Ribeiro, o protagonismo da FecomercioSP na implantação do programa foi chave para o sucesso da primeira fase, uma vez que trouxe à ação a ponta final do consumo de eletroeletrônicos, constituída pelo comerciante e pelo cidadão, representado pelo consumidor: “Se não pudermos falar com quem vai descartar os eletroeletrônicos pós-consumo, não conseguiremos fazer com que a logística reversa aconteça”. Segundo o executivo, é no ambiente da compra que a conscientização tem espaço para acontecer, o que torna o envolvimento do comerciante indispensável.

De acordo com a assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, Cristiane Cortez, a sensibilização dos empresários já avançou significativamente, comparada a um passado recente. Hoje, eles conseguem perceber os investimentos em logística reversa como algo positivo para sua marca e para os negócios, em vez de uma despesa – apenas para cumprir a legislação. “Uma mudança de comportamento da população também já é percebida, cada vez mais pessoas se mostram engajadas na reciclagem de produtos pós-consumo e na destinação correta deles”, destacou, ao lembrar da data de 15 de outubro, Dia Mundial do Consumo Consciente.

Plataforma de Logística Reversa da FecomercioSP
A FecomercioSP oferece, desde junho de 2017, para comerciantes, sindicatos e consumidores, a Plataforma de Logística Reversa, com o objetivo de contribuir com informações para que a sociedade possa cumprir seu dever de manutenção do equilíbrio do meio ambiente. O portal abrange informações e procedimentos para adesão aos termos de compromisso de sistemas de logística reversa de baterias de chumbo-ácido, pilhas e baterias portáteis e também de eletroeletrônicos. O portal pode ser acessado no link: https://goo.gl/uihnC2 . É gratuito, fácil e prático.

Realizado o cadastro, os comerciantes podem receber esses produtos pós-consumo dos clientes e encaminhá-los para destinação ambientalmente adequada, de responsabilidade do fabricante ou importador.

A Plataforma de Logística Reversa da FecomercioSP também traz informações para os consumidores e sindicatos representantes do comércio. Por meio da ferramenta, os consumidores podem encontrar os pontos de entrega mais próximos e se informar pela Cartilha de Logística Reversa.