Sincofarma SP

Com novo tipo de vírus e aumento de casos nos últimos meses, Bauru vive ameaça de surto de dengue

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2019-01-09 11:00:08

 

Cidade registrou mais de 100 casos nos últimos dois meses do ano, com registro da circulação do tipo 2 da doença, que não aparecia desde 2011. Bairros Jaraguá e Santa Edwiges já vivem situação epidêmica.

 

O aumento dos casos de dengue nos últimos dois meses do ano passado, com o registro da circulação do vírus do tipo 2, indicam que Bauru (SP) abre o ano de 2019 sob ameaça de sofrer um novo surto da doença, o que não acontece na cidade desde 2015, quando foram registradas 8.482 ocorrências com seis mortes.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, Bauru fechou o ano de 2018 com 132 casos de dengue, a maioria deles confirmada nos últimos dois meses – 104 pessoas tiveram a doença em novembro e dezembro.

Além deste aumento de casos nos últimos meses, a maior preocupação das autoridades de saúde é o retorno do vírus do tipo 2, que não circulava na cidade desde 2011. Isso indica que milhares de moradores podem ficar doentes de novo.

A médica infectologista Geovana Nogueira de Lima explica que o aparecimento de um novo vírus é um fato preocupantes

“Quando a pessoa já teve dengue e se contamina com um outro sorotipo, ela tem uma chance maior de ter complicações e precisar de internação, tomar soro, situações que ela não viveu na primeira ocorrência da doença”, diz a médica.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, de cada dez casos confirmados de dengue, nove aconteceram em bairros como Parque Jaraguá e Santa Edwiges. Os moradores destas regiões já estão vivenciando um surto da doença.

O diretor da Vigilância Epidemiológica de Bauru, Ezequiel dos Santos reforça o alerta de cada morador precisa fazer sua parte para a cidade não encarar uma nova epidemia de dengue.

“Se a transmissão da forma que está se sustentar e sair daquela região, começar a ir para outras áreas da cidade, para outros bairros, logo a gente vai ter um quadro epidêmico” diz Ezequiel dos Santos.

Para tentar evitar que o surto se alastre para outros bairros, a prefeitura intensificou o combate ao mosquito Aedes aegypti na região do Parque Jaraguá.

Os agentes visitam as casas toda semana e estão usando até um aspirador para acabar com os mosquitos que ficam escondidos nos cantinhos das casas.