Sincofarma SP

O correto armazenamento das vacinas faz parte do sucesso do serviço de aplicação

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2019-02-13 16:00:08

 

O armazenamento correto das vacinas é fundamental para o sucesso na atividade de imunizar a população.

 

A BIOTECNO – Empresa de Refrigeração mais premiada do Brasil, parceira do Sincofarma/SP, apresenta nesta matéria algumas importantes considerações quando se trata de especificar equipamentos de refrigeração para armazenamento de vacinas e suas boas práticas. As informações sobre monitoramento e controle, alarmes e registro de desempenho desses equipamentos também serão considerados nesta matéria. Veja:

Refrigeração e armazenamento de vacinas 

Ressalta-se que, a refrigeração adequada de vacinas determina o sucesso do processo de imunização. Todos os anos há relatos sobre como o armazenamento inadequado de vacinas ou outros contratempos relacionados a falha ou falta no fornecimento de energia elétrica comercial, no que se resultam em perda parcial ou total de vacinas e sua capacidade de imunização. Quando isso ocorre, deveria se proceder a revacinação daqueles que receberam inoculação (transmissão) comprometidas. Imaginem todo o custo e inconveniência associados a esse processo! O armazenamento adequado de vacinas também é um elemento crítico para o cumprimento de programas de vacinação patrocinados e financiados pelo governo.

Fabricantes de Vacinas:

Os fabricantes de vacinas têm o cuidado de observar as temperaturas de armazenamento adequadas para seus produtos ao longo do que se chama cadeia de custódia de frio entre fabricação e inoculação. Porém, eles têm pouca influência no equipamento utilizado pelas instalações de saúde para manter essas temperaturas. A Biotecno elaborou esse documento para ajudar nas informações sobre armazenamento de vacinas e abrangências dessa atividade vital com informações operacionais consideradas padrão e que faz parte do Manual da cadeia de frio elaborado pelo PNI – Programa Nacional de Imunização/ANVISA.

  • O QUE NÃO USAR PARA O ARMAZENAMENTO DE VACINAS

Não há dúvida de que geladeiras e freezers domésticos, unidades de refrigeração comercial não são recomendados para armazenamento de vacinas.

As vacinas devem ser armazenadas em câmaras de conservação e freezers de grau científico projetados e equipados para manter e garantir controle total de temperatura.

E, por consequência, as câmaras de conservação de vacinas não são unidades de armazenamento de alimentos.

  • REQUISITOS DE CONTROLE DE TEMPERATURA PARA ARMAZENAMENTO DE VACINAS:

Conforme mencionado acima, os fabricantes de vacinas fornecem temperaturas de armazenamento recomendadas para seus produtos.

  • Em geral, no entanto, a maioria das vacinas devem ser armazenadas entre +2°C @ 8°C. Os refrigeradores de vacina da Biotecno possuem controles microprocessados de temperatura, LEDs digitais para indicação interna da temperatura ajustadas entre + 2⁰ a 8⁰C e são ajustados na fábrica em 4°C.
  • REFRIGERAÇÃO CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO

Quanto você deve armazenar? Geralmente se recomenda que os prestadores de cuidados de saúde “façam pedidos e armazenem apenas vacinas suficientes para atender às necessidades dos pacientesgeralmente por 60 dias com um ciclo de renovação de 30 dias. Se observa que volumes maiores aumentam o risco de desperdiçar vacinas devido a caducidade.

Mantenha as vacinas em suas embalagens originais, armazene os caixas com datas de validade precoces em à frente, permita espaço para circulação.

  • SISTEMAS DE ALARME DE TEMPERATURA – PONTO-CHAVE PARA A CONFORMIDADE DO ARMAZENAMENTO

O alarme de temperatura é uma característica absolutamente crítica ao armazenar vacinas e é padrão em todos os modelos da Biotecno.  Sistema de alarme remoto desenvolvido para locais que não são servidos de linha telefônica convencional, utiliza chip celular de qualquer operadora, realizando chamadas  automáticas para até seis números (celulares ou fixos) sempre que o equipamento alarmar por temperatura CRÍTICA.

O monitoramento da temperatura interna da câmara de conservação/refrigerador Biotecno é realizado por sensores de temperatura colocados do lado dentro da câmara, esses sensores medem a temperatura interna da câmara, além de outro sensor estar instalado na parte externa traseira do refrigerador.

Por que é isso? Uma vez que a variação na temperatura da vacina é o fator importante, essa configuração dos sensores evita alarmes de temperatura desnecessários desencadeados pelas aberturas de portas rotineiras.

Os sistemas de controle de temperatura da Biotecno utilizam controles lógicos programáveis (CLP´s) que são mais precisos, e é forma mais adequada de manter, controlar e gerenciar as variações internas e externa de temperatura, além de permitirem o ajuste de indicações com uma casa decimal.

  • QUEDA OU FALHA NO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

As interrupções de energia são uma preocupação constante em nosso país. Mais de 40% de falhas nas vacinas são efeitos da falta de energia elétrica.

Com quedas frequentes de energia e por consequência a perda do material armazenado, a Biotecno percebeu que poderia oferecer uma solução para essa terrível situação.

Baseado nesse cenário que envolve vários aspectos da vida humana, a Biotecno criou, projetou, desenvolveu e fabricou o primeiro sistema emergência para falta e falha de energia. Usando sistemas de baterias para manter o compressor de frio funcionando e assim manter a temperatura interna da câmara dentro dos padrões recomendados. Esse sistema de emergência foi desenvolvido para oferecer autonomia por períodos de 8 até 72 Horas. Todo esse sistema está integrado ao gabinete, montado na parte inferior da câmara, com gaveta para a bateria.

  • CONTROLE, MONITORAMENTO E MANUTENÇÃO DOS EVENTOS

A Biotecno oferece em toda sua linha de produtos para armazenamento de vacinas:

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO – Se trata de aplicativo para gerenciamento que emite relatórios e gráficos de desempenho, inclusive retroativos, permitindo o gerenciamento da câmara via internet, acesso via computador, tablet ou celular. Permite suporte técnico remoto para ajustes de programação e configuração. Os dados armazenados são criptografados (invioláveis). SEM COBRANÇA DE MENSALIDADE.

Ele atende e excede os sistemas de controle e monitoramento de armazenamento de vacinas e possuem certificado de calibração emitido pelo RBC (Rede Brasileira de Calibração).

OUTRAS SUGESTÕES PARA O ARMAZENAMENTO SEGURO DE VACINAS

  • Certifique-se de que o espaço físico suficiente esteja disponível e que haja proximidade com uma tomada elétrica – que seja dedicado exclusivamente. Não são recomendados cabos de extensão.
  • Observar as distâncias: lateral, superior e traseira para permitir a livre circulação de ar.
  • Evite colocar o equipamento perto de dutos de aquecimento ou em áreas de luz solar direta.
  • Permitir espaço suficiente para que a unidade seja movida em caso de manutenção.

Esperamos que essas informações sejam úteis para entender as razões por que o armazenamento correto de termolábeis e imunobiológicos (vacinas) devam ser entendidos e aplicados na seleção de equipamentos e acessórios adequados a sua aplicação e necessidade.

Para maiores dúvidas ou esclarecimentos, chame nosso time de especialistas para obter consultoria especializada no modelo certo para sua unidade de saúde.

 

BIOTECNO REFRIGERAÇÃO CIENTIFICA
ROBERTO OLIVARES  
email: roberto@biotecno.com.br
Cel: (11) 95061-1313
DIRETOR COMERCIAL