Sincofarma SP

Avião com caso suspeito de sarampo recebe auxílio da Anvisa

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2019-02-26 12:30:08

 

O caso foi identificado em uma aeronave que fez escala em São Paulo, mas ações sanitárias foram tomadas para evitar o contágio.

 

No último sábado (23/02), foi identificado um caso suspeito de sarampo em um avião que partiu de de Buenos Aires, na Argentina, com destino a Istambul, na Turquia. A aeronave, da empresa Turkish Airlines, realizou uma escala no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde haveria o embarque de novos passageiros.

Contudo, após a identificação do caso, a criança de nacionalidade chinesa foi isolado e encaminhado ao serviço médico aqui no Brasil. A Anvisa coordenou todas as ações sanitárias possíveis como limpeza e desinfecção de alto nível da aeronave, além da troca de filtro de ar e higienização do sistema de climatização.

Além disso, o órgão também prestou orientações de saúde aos 112 passageiros provenientes de Buenos Aires que permanecer a bordo. Entretanto, a Anvisa não autorizou o embarque dos 209 passageiros que entrariam na aeronave em São Paulo.

A medida teve por objetivo assegurar a proteção e evitar riscos à saúde dos brasileiros e estrangeiros que ingressariam no vôo. De acordo com a Anvisa, a melhor forma de prevenção do sarampo é a vacinação.

O que é Sarampo?

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países sub-desenvolvidos. Seus sintomas incluem febre e manchas no corpo, e o tratamento é feito para atenuar estes sintomas.