Sincofarma SP

Da Califórnia para o Sincofarma/SP – Professor do curso do próximo sábado

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2019-07-22 13:00:08

 

Curso de “Atuação do Farmacêutico em Envelhecimento: Foco em Alzheimer e Parkinson” traz professor doutorando que apresentou sua pesquisa na Conferência Internacional de Alzheimer, em Los Angeles – Califórnia. O Prof. Dr. Gustavo Alves apresentou seu projeto “Ver” no evento.

 

Farmacêutico bioquímico, mestre em Farmácia, doutor em biotecnologia, pós doutorando e coordenador do grupo “Cuidados Farmacêuticos ao Idoso”, Gustavo Alves Andrade dos Santos, ministrará o curso de “Atuação do Farmacêutico em Envelhecimento: Foco em Alzheimer e Parkinson”, no próximo sábado, dia 27 de julho.

Iniciou seus trabalhos de pesquisa em torno de demências desde seu mestrado em 2007, “quando avaliei os resultados da Rivastigmina, medicamento com o nome de Exelon® do Laboratório Novartis, em pacientes com Alzheimer”, diz Dr. Gustavo Alves. Atualmente, o farmacêutico desenvolve o projeto “Ver” pós doutorado em Anatomia e Cirurgia na faculdade de medicina da USP de Ribeirão Preto e foi convidado a participar da “Conferência Internacional de Alzheimer”, em Los Angeles, Califórnia. “Este evento acontece todos os anos e reúne os pesquisadores mais importantes em Doença de Alzheimer do mundo. Tenho a oportunidade de estar presente desde 2015, todos fora do Brasil. Este ano são 64 países e aproximadamente 6000 pesquisadores”, conta Dr. Gustavo.

 

ALZHEIMER

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa, que causa o decréscimo das funções cognitivas, diminuindo as capacidades de relação sociais, familiares e de trabalho. Aos poucos, o paciente começa a perder as funcionalidades de memória recente e com a evolução do quadro, causa grande impacto no cotidiano dos afetados pela demência, dificultando as capacidades de atenção, orientação, aprendizado, compreensão e linguagem, os tornando cada vez mais dependente da ajuda dos outros.

No Brasil, há cerca de 28 milhões de pessoas que com mais de 60 anos de idade, 11,5% delas possuem a doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Em todo o mundo, 15 milhões de pessoas sofrem com a demência.

“As pesquisas vêm sendo feitas de forma mais importante nos últimos 25 anos apenas, já que a doença de Alzheimer permaneceu por muito tempo desconhecida e de certa forma subestimada”, fala o Dr. Gustavo, que no momento está na fase de expandir as análises de sua pesquisa para um maior número de participantes.Ele reitera a dificuldade em torno de apoios e visualização de sua pesquisa. “Um dos maiores desafios é a obtenção de suporte financeiro para estes testes. Estou aguardando envio dos kits por parte de um grande laboratório que ficou de nos ajudar, mas teremos depois os custos das análises. Além disso a minha participação em eventos para divulgar o projeto tem sido muito difícil. Este ano por exemplo, contei com a colaboração de um empresário para minha ida. Lembro que este projeto terá como consequência a elaboração de uma patente, que pode mudar enormemente, de forma positiva, o cenário do diagnóstico de Alzheimer, possibilitando tratamento antes das manifestações iniciais da doença. Buscamos patrocinadores para o projeto e o investimento não é alto”, ele afirma.

 

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ALZHEIMER

O professor Gustavo foi convidado a participar do evento em Los Angeles, Califórnia, para apresentar o projeto “Ver”. “Submeti meu projeto ‘Ver’. Ele foi aprovado, então pude apresentá-lo na terça-feira, dia 16 de julho, das 12h às 13 horas”, expressa o professor.

Segundo o farmacêutico, o projeto inédito começou em seu doutorado. “Trata se de um método não invasivo, de baixo custo, feito pela análise de algumas substâncias na saliva. Nossa proposta é tentar comprovar que o método é seguro e torna-lo viável. Desta forma, poderíamos ter um diagnóstico rápido e preditivo, isto é, antes da doença começar a se manifestar”, declara o doutor.

 

ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO EM ENVELHECIMENTO: FOCO EM ALZHEIMER E PARKINSON

O curso acontecerá no próximo sábado, dia 27 de julho, e tem como objetivo preparar o farmacêutico para o atendimento e cuidados aos idosos, contextualizando os profissionais e estudantes de farmácia quanto à importância destes pacientes em aderir à farmacoterapia nas demências, visando a melhoria da qualidade de vida. Bem como, abordar a clínica das principais demências, sinais e sintomas do Alzheimer e Parkinson, e as farmacoterapias utilizadas.

Apesar do foco nestas principais demências, outros tópicos serão abordados. Seguem abaixo:

  • Doença de Alzheimer
  • Doença de Parkinson
  • Demência de Corpos de Lewy outras demências
  • Sinais e sintomas, diagnóstico; ênfase na farmacoterapia: medicamentos, mecanismos de ação, posologia, reações adversas, interações medicamentosas envolvendo os medicamentos utilizados no tratamento das demências.

O curso será no auditório do Sincofarma/SP na Rua Santa Isabel, 160 – 6º andar – Vila Buarque – São Paulo.

 

VEJA COMO REALIZAR A INSCRIÇÃO

Para se inscrever neste curso, é necessário fazer a inscrição através do cadastro. Se você já possui o MEU CADASTRO, apenas escolher o curso.

Se não possui o cadastro, seguir os passos abaixo: 

1- Clique aqui ou acesse  https://cursos.sincofarma.org.br/
2- Clicar no botão laranja onde está escrito “Ainda não tem Cadastro? Clique aqui” 
3- Preencher todos os seus dados e salvar. Se tiver o CNPJ, não esquecer de informar para obter o desconto de 80% como associado.
4- Você irá receber um e-mail para validar este cadastro. Validar, fazer o login no seu cadastro com o seu e-mail ou CPF e a senha que você informou.
5- Clicar no quadrado “Inscrever em um Curso” e escolher o curso desejado.

Para mais informações:

Tel: (11) 3224-0966 | whatsapp (11) 943872305 ou www.sincofarma.org.br

 

Por Maíra Bergamo
Revisão por Angélica Saldeira