2019-09-25 11:30:08
Antes de abrir uma farmácia, com ou sem manipulação, é necessário ter informações sobre o varejo farmacêutico. Da mesma forma, necessário ter conhecimento das particularidades do segmento de atuação.
Ter um bom planejamento, com metas claras de lucratividade e dimensionamento de capacidade de vendas, assim como do investimento necessário de recursos econômico e humano, deverá ser a base estrutural de quem pensa em abrir uma farmácia.
A competitividade voraz do mercado impõe às empresas o dever de gerir suas finanças com o máximo de eficiência. A Gestão Financeira deve ser muito mais do que um controle de contas a pagar e a receber, deverá ter a finalidade de um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa.
COMÉRCIO FORTEMENTE MONITORADO PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
O comércio de varejo farmacêutico é fortemente regulamentado por leis e normas sanitárias. Devem ser cumprida e vão desde a infraestrutura do ponto comercial até a elaboração de Manuais, Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde, Procedimentos Operacionais padronizados de muitas das suas atividades, e uma série de registros diários obrigatórios.
MAS, ANTES DE ABRIR A SUA FARMÁCIA, É NECESSÁRIO VERIFICAR:
se o ponto escolhido atende:
- Infraestrutura;
- Dimensionamento;
- Legislação Sanitária pertinente, na esfera Federal, Estadual e Municipal;
- Ser uma localização conveniente sob o aspecto sanitário;
- Contar com equipamentos e acessórios que satisfaçam aos requisitos técnicos estabelecidos pela vigilância sanitária;
- Ter a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento;
A Drogaria deve dispor dos seguintes ambientes identificados:
- Administração
- Recebimento e armazenamento de produtos
- Dispensação de medicamentos
- DML (Deposito de material de limpeza)
- Sanitário
- Local para guardar os pertences dos funcionários
INSTALAÇÕES INTERNAS:
Devem possuir:
- Piso, paredes e teto lisos e impermeáveis, resistentes a agentes sanitizantes e de fácil limpeza;
- Ambientes devem ser iluminados e ventilados;
- O acesso às instalações das farmácias e drogarias deve ser independente de forma a não permitir a comunicação com residências ou qualquer outro local distinto do estabelecimento;
A divulgação dos produtos, como marketing e promoção, tanto na loja quanto das redes sociais e internet, devem da mesma forma obedecer as regulamentações sanitárias especificas.
Portanto, antes de abrir ou adquirir uma farmácia ou drogaria, é fundamental buscar informações confiáveis, diminuindo assim as incertezas quanto ao capital e recursos humanos investidos.
MAS É UM BOM NEGÓCIO!
PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS EXIGIDOS PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
✓ Contrato social com objeto adequado e idêntico ao contemplado no cartão de CNPJ;
✓ Cartão de CNPJ com código CNAE correto;
✓ Cadastro Municipal da Vigilância em Saúde (CMVS) contemplando todas as atividades;
✓ Autorização de Funcionamento (AF) contemplando todas as atividades;
✓ Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
✓ Certificado de limpeza de caixa d’água;
✓ Certificado de controle integrado de pragas;
✓ Contratos com empresas prestadoras de serviços (terceirizações e outros) e suas respectivas licenças e autorizações necessárias;
✓ Manual de Boas Práticas farmacêuticas em farmácias e drogarias;
✓ Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS).
✓ Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) ou atestados de saúde dos funcionários;
✓ Identificação do estabelecimento, localização, identificação do responsável técnico e objetivos do estabelecimento;
✓ Estrutura organizacional: Organograma Hierárquico Responsabilidades e Atribuições.
Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) contemplando entre outros:
- POP 1. A aquisição, recebimento, conferência e armazenamento dos produtos ;
- POP 2. A exposição e organização dos produtos para comercialização permitidos pela legislação;
- POP 3. O destino dos produtos com prazos de validade vencidos;
- POP 4. A prestação de serviços farmacêuticos permitidos, quando houver;
- POP 5. Aplicação de Medicamentos Injetáveis
- POP 6. Dispensação de medicamentos
- POP 7. Dispensação e Escrituração de Medicamentos Antimicrobianos
- POP 8. Dispensação e Escrituração de Medicamentos sob Controle Especial
- POP 9. Dispensação de Produtos Correlatos
- POP 10. Devolução de Produtos aos Fornecedores
- POP 11. Armazenamento de Produtos Termolábeis ( Se for o caso)
- POP 12. Controle da Temperatura e Umidade dos Ambientes com produtos que exigem temperatura e umidade adequados.
- POP 13. Controle da Temperatura da Geladeira dos Termolábeis
- POP 14. A política da empresa em relação aos produtos com o prazo de validade próximo ao vencimento;
- POP 15. Fracionamento de Medicamentos (se for o caso)
- POP 16. Admissão de Funcionários
- POP 17. Treinamento de Funcionários
- POP 18. Demissão de Funcionários
- POP 19. Acidente de Trabalho
- POP 20. Acidente com Material Perfurocortante
- POP 21. Higienização das Mãos
- POP 22. Manutenção e Calibração dos Aparelhos
- POP 23. Utilização de Materiais Descartáveis e Destinação após o Uso
- POP 24. A limpeza dos ambientes da farmácia, uso e assepsia dos aparelhos e acessórios, uso e descarte dos materiais perfurocortantes e antissepsia aplicada ao profissional e ao usuário;
- POP 25. Limpeza da Geladeira de Armazenamento dos Termolábeis (se for o caso)
- POP 26. Limpeza do Ar Condicionado/Climatizador – PMOC – Plano de Manutenção Operação e Controle
- POP 27. Limpeza e Desinfecção do Bebedouro ( Se for o caso)
- POP 28. Controle de Insetos e Roedores
- POP 29. Combate a Incêndios
- POP 20. A utilização de materiais descartáveis e sua destinação após o uso
- POP 31. A metodologia de verificação da temperatura e umidade, definindo as medidas a serem tomadas quando forem verificadas condições inadequadas para o armazenamento;
- POP 32. Os procedimentos de armazenamento de produtos corrosivos, inflamáveis ou explosivos;
- POP 33. A qualificação de fornecedores.
Outros referentes às atividades desenvolvidas pela empresa.
REGISTROS DE:
- Treinamento de pessoal;
- Serviço farmacêutico prestado, quando houver;
- Divulgação do conteúdo dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) aos funcionários, de acordo com as atividades por eles realizadas;
- Execução de programa de combate a insetos e roedores;
- Manutenção e calibração de aparelhos ou equipamentos, quando exigido;
- Recebimento e conferência (principalmente de termolábeis), de execução das atividades referentes aos POPs, principalmente as periódicas;
- Temperatura e umidade dos locais onde se encontram os seus produtos que necessitam de uma temperatura e umidade adequados;
- Comprovante de vínculo empregatício entre Responsável Técnico e a Empresa;
- Comprovante de vínculo empregatício entre Responsável Técnico e a Empresa;
- Comprovante de origem de todos os tipos de produtos de interesse à saúde comercializados, notas fiscais corretas, com lotes;
- Comprovante de regularidade sanitária de seus fornecedores e transportadoras, Autorização de Funcionamento de Estabelecimento;
- Registro da Temperatura da Geladeira dos Termolábeis;
- Certificado de calibração dos termo higrômetros;
- Registro da Limpeza do Ar Condicionado/Climatizador;
- Registro da Dedetização;
- Registro da Manutenção e Calibração dos Aparelhos;
- Registro da Limpeza do Ambiente dos Serviços Farmacêuticos;
MEDICAMENTOS CONTROLADOS (PSICOTRÓPICOS)
- Publicação de Autorização de Funcionamento contemplando a atividade;
- Publicação do Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS) contemplando a atividade;
- Publicação de informatização de livros, mapas e balanços;
- Certificado de escrituração digital emitido pelo SNGPC;
- Livro de escrituração dos controlados;
- Envio de Mapas e Balanços.
- Venda remota e entrega em domicílio
PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO (POPS) INCLUINDO:
- a) A limpeza do baú ou mochila de entrega; (Para entregas não terceirizadas);
b) O transporte contemplando todos os tipos de produtos e suas particularidades, inclusive termolábeis;
c) Procedimento de dispensação por este meio, contemplando a rastreabilidade.
Fracionamento se for o caso
Registros referentes ao mesmo, contemplando a rastreabilidade.
SERVIÇOS FARMACÊUTICOS
- Declaração de serviços farmacêuticos em papel carbonado;
- Controle para rastreabilidade da numeração dos impressos numerados acima;
- Comprovante de verificação dos esfigmomanômetros;
- Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS), contemplando esta atividade.
Portanto antes de abrir uma farmácia ou drogaria é imprescindível buscar orientação e a consultoria do Sincofarma/SP.
Associe-se ao SINCOFARMA/SP. Você terá estas e muito mais assessorias para a sua empresa.
Envie um e-mail para cadastro@sincofarma.org.br
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