Sincofarma SP

Curso de Medicina Tradicional Chinesa no próximo sábado no Sincofarma

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2019-10-16 18:00:08

 

Será ministrado pelo especialista Ruggero Zalla Neto, que já fez estágio em clínicas e hospitais na China e Estados Unidos.

 

É já neste sábado, dia 19 de outubro, que os farmacêuticos e técnicos de laboratórios de farmácias poderão ter contato com a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), onde serão abordadas as consagradas técnicas como acunpuntura, auriculoterapia, moxabustão, ventosaterapia e fitoterapia. “Falaremos desde a parte histórica que abrange uma cultura de mais de 2000 anos, fundamentos básicos, filosofia taoista até a parte de tratamentos médicos e fórmulas farmacêuticas”, dá uma prévia o professor Ruggero Zalla Neto, apaixonado pela MTC, já fez estágio em outros países, como Estados Unidos e China.

A MTC é usada como medicina alternativa, de forma complementar a medicina alopática. Técnicas como dietoterapia, tuiná (massagens), acupuntura, auriculoterapia, moxabustão, eletroacupuntura, laserterapia e fitoterapia são as mais utilizadas na área de farmácia. Farmacêuticos e técnicos de laboratório podem utilizar esses métodos como complemento em seu trabalho. “A forma que que a MTC visualiza o paciente é diferente da forma ocidental, sendo cada paciente individualizado desde a anamnese até o tratamento e acompanhamento farmacoterapêutico”, explica Ruggero. O palestrante também acentua a necessidade cada vez mais próximo de profissionais capacitados a aplicar a MTC no mercado: “Com a regulamentação das fórmulas da MTC, a necessidade de profissionais habilitados vai ficar cada vez maior, tanto em pequenas como em grande farmácias que queiram inserir essa terapêutica em seus portfólios”, complementa o professor.

Como aplicar a MTC na assistência farmacêutica?

O ministrante explica que estudar a prática permite um aprofundamento e mudança na vida do próprio farmacêutico e de seus pacientes: “A MTC é uma filosofia de vida que busca sempre o equilíbrio entre o yin e yang que regem tudo em nossas vidas, quando o profissional aprende e pretende se aprofundar, a vida dele e de seus clientes, os alimentos, medicamentos serão visualizados de outra forma”.

Ele também aponta o diferencial que a medicina tradicional trará à área farmacêutica com seu progresso, destacando a distinção dos que se capacitarem: “Com o crescimento da MTC, a necessidade de profissionais técnicos e graduados para trabalhar em toda cadeia de produção de um fitoterápico de origem asiática será um diferencial para quem estiver na frente com esse conhecimento”, conclui.

Como será o curso? 

Com parte prática e teórica serão apresentados os tópicos:

  • Fundamentos de MTC
  • Etiopatogenia
  • Os 5 elementos
  • História da MTC
  • Acupuntura
  • Auriculoterapia
  • Fitoterapia chinesa
  • Ventosaterapia
  • Moxabustão
  • Legislação

Na parte prática, os participantes poderão desenvolver:

  • Acupuntura
  • Auriculoterapia
  • Fitoterapia chinesa
  • Ventosaterapia
  • Moxabustão

Para se inscrever, é necessário seguir os passos:

1- Clique aqui ou acesse https://cursos.sincofarma.org.br/
2- Clicar no botão laranja onde está escrito “Ainda não tem Cadastro? Clique aqui”
3- Preencher todos os seus dados e salvar. Se tiver o CNPJ, não esquecer de informar.
4- Você irá receber um e-mail para validar este cadastro. Validar, fazer o login no seu cadastro com o seu e-mail ou CPF e a senha que você informou.
5- Clicar no quadrado “Inscrever em um Curso” e escolher o curso desejado

“Posso dizer que é uma área muito próspera para o profissional de farmácia trabalhar e para quem não conhece vai ser, no mínimo, um sábado de muito conhecimento. Compareçam!”, finaliza o professor Ruggero Zalla Neto, com o convite!

 

Por Maíra Bergamo