Sincofarma SP

Dia Nacional da Vacinação: veja 3 dicas para não ser enganado

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2019-10-17 12:00:08

 

Para que servem as vacinas? Qual é a importância da vacinação? Selecionamos respostas contra as fake news para celebrarmos este 17 de Outubro; vamos vacinar!

 

No Dia Nacional da Vacinação, celebrado neste 17 de outubro, selecionamos 3 dicas fundamentais para você não ser enganado quando o assunto é vacinar. Vamos jogar as fake news para escanteio. E compartilhar informações verdadeiras sobre a importância da vacinação. Explicar para que servem as vacinas e detalhar a campanha de vacinação 2019 com os calendários completos. Utilize a hashtag #quemprotegevacina para destacarmos este dia especial, o Dia Nacional da Vacinação.

1 – Para que servem as vacinas? Nosso sistema imunológico

O Ministério da Saúde explica didaticamente as informações sobre vacinação. Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um antígeno (substância estranha ao organismo), o sistema imunológico produz anticorpos (proteínas que atuam como defensoras no organismo) para combater aquele invasor. A produção não é feita na velocidade suficiente para prevenir a doença, já que o sistema imunológico não conhece aquele invasor. Por isso, a pessoa fica doente.

Se aquele organismo invadir o corpo novamente, o sistema imunológico vai produzir anticorpos em uma velocidade suficiente para evitar que a pessoa fique doente uma segunda vez. Essa proteção é chamada de imunidade. E você sabia que a vacina gera imunidade? Pois é.

Com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a vacina ensina e estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos que levam à imunidade. Está aí explicada a importância da vacinação.

2 – Entenda o efeito rebanho

Em seu canal no YouTube, o Dr. Drauzio Varella postou um vídeo sobre a conscientização da nossa população sobre o ato de vacinar. Nós nos vacinarmos, vacinarmos nossos filhos e estimularmos a vacinação entre todas as pessoas do nosso convívio social. No combate às fake news, Varella explica o que é o efeito rebanho quando falamos de vacinas. Vale lembrar que na lista de verdades sobre vacinas e vacinação infantil, a verdade é uma só: precisamos vacinar nossas crianças, sim!

Efeito rebanho de vacinas?

O que é o efeito rebanho? Imagine um grupo em que ninguém foi vacinado para uma determinada doença. Se alguém pega a doença, é muito fácil o micro-organismo infectar as outras pessoas.

Mas quando a maioria das pessoas está vacinada, as que não se vacinaram ficam indiretamente imunizadas. Como assim? A explicação é porque as vacinadas formam uma barreira que impede a transmissão do micro-organismo. É o chamado efeito rebanho. Ele só funciona se muitas pessoas se vacinarem. Mas ele não pode se confundir com as fake news. Nem muito menos desestimular que algumas pessoas se vacinem. “Não caia em fake news. Vacine-se”, orienta Varella em seu canal no YouTube.

3 – Conheça as principais fake news
Já que as fake news estão por aí, tanto em grupos de WhatsApp quanto em redes sociais, a melhor saída é ser alertado sobre as mentiras. A seguir destacamos as principais fake news que são espalhadas pela internet quando o assunto é vacinação. Cada mentira vem com uma verdade explicada e detalhada por médicos especialistas que estão à frente do Ministério da Saúde.

É verdade que vacina causa autismo?

Mentira. Estudo apresentado em 1998 foi considerado “seriamente falho e o artigo foi retirado pela revista que o publicou. Sarampo, caxumba e rubéola também estão nesta lista verificada.

Não preciso mais vacinar meus filhos porque a doença desapareceu?

Mentira. As doenças que podem ser prevenidas por vacinas retornarão caso os programas de imunização sejam interrompidos. A higiene e o saneamento básico podem ajudar a proteger as pessoas de doenças infecciosas. Mas as infecções podem se espalhar mesmo assim.

É verdade que vacina tem mercúrio e é perigosa?

Não existe evidência que sugira que a quantidade de tiomersal utilizada nas vacinas represente um risco para a saúde. O tiomersal é um composto orgânico, que contém mercúrio, adicionado a algumas vacinas como conservante.

O combate à fake news da vacinação é uma das campanhas que está no ar pelo Ministério da Saúde. Acesse o Calendário Nacional de Vacinação clicando aqui.

Dias 12 e 13 de novembro, o Sincofarma/SP promoverá o “Programa de Formação e Habilitação de Farmacêuticos em Vacinação“, de responsabilidade do ICTQ. Saiba mais sobre o curso em nosso site e inscreva-se!”