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Sincofarma/SP anuncia providências para o bloqueio das contas de Whatsapp das farmácias de manipulação

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2019-10-28 18:00:08

 

Associados podem contar com apoio imediato desta instituição.

 

Mais de 500 estabelecimentos de farmácias de manipulação tiveram suas contas comerciais bloqueadas pelo aplicativo Whatsapp Business, lançado em 2018, que trata-se de conversas de cunho profissional, dedicado às empresas e seus clientes e não entre pessoas físicas. A vertente do app difere em algumas ferramentas do Whatasapp comum, como respostas automáticas e organização de contatos.

Apoio do Sincofarma em ações judiciais contra o bloqueio de suas contas

Visto a não clareza dos motivos pelos quais algumas farmácias de manipulação terem suas contas bloqueadas no referido aplicativo, informamos às empresas associadas que estamos tomando as devidas providências abaixo, no intuito de subsidiar as possíveis ações contra o Facebook / Whatsapp:

  1. O Sincofarma está recorrendo junto a empresa Facebook Serviços Online do Brasil Ltda – empresa detentora do WhatsApp, esclarecimentos quanto a medida tomada que afeta inúmeras farmácias e consumidores.
  2. Ademais, como medida de apoio imediato aos nossos associados, estamos disponibilizando um modelo de notificação extrajudicial, com intuito de auxiliar no restabelecimento da conta. Para isso, basta preencher os dados do estabelecimento e envio. Inclusive, podendo também ser encaminhado para o e-mail: support@WhatsApp.com.

Para obter o modelo de notificação, bem como outras informações e esclarecimentos, entre em contato com o departamento jurídico do Sincofarma/SP, através dos contatos:

Telefone: (11) 3224-0966

e-mail: juridico@sincofarma.org.br

BLOQUEIO DO WHATSAPP

Recentemente, após a intensificação dos bloqueios nos últimos dias 15 dias, a Anfarmag – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais entrou com uma ação na justiça contra a empresa dona do Whatsapp, o Facebook, representando as empresas prejudicadas pelo bloqueio leviano.

Os avisos justificatórios foram genéricos, informando que as contas haviam violado as regras dos termos de uso. Segundo as farmácias, as tentativas de contato com o suporte da empresa foram sem sucesso, porém as suspeita são de que o bloqueio tenha sido motivado pela venda de remédios pelo app – segundo a política, é proibida a venda de drogas sujeitas à prescrição médica, ou pelo abuso de anúncios. A política também declara que não se pode trocar informações sobre estados de saúde e orientações medicinais.

 

Por Maíra Bergamo
Revisão por Angélica Saldeira