Sincofarma SP

LAYOUT – Cartão de visita de uma loja

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-01-14 13:00:08

 

Se conseguiu conquistar os olhos, metade do seu atendimento está feito. É o layout o principal influenciador do consumidor no ato da compra. O Sincofarma disponibiliza um consultor especialista para organizar a sua loja.

 

O fluxo dos clientes dentro da sua loja é totalmente definido e provocado pelo layout da loja. É o Layout que será o responsável pela circulação inteligente do consumidor e, consequentemente, encarregado pelo seu faturamento.

Cada metro de uma Drogaria ou Farmácia pode ser muito bem aproveitado e gerar excelentes resultados com um correto layout. Deve ser organizado de maneira estratégica, para impulsionar o cliente a percorrer a loja toda, resultando compras além do planejado.

Este serviço é totalmente disponibilizado aos associados do Sincofarma/SP, através de um consultor especializado. Veja abaixo como solicitar.

O que é Layout:

Layout é uma palavra inglesa, muitas vezes usada na forma portuguesa “leiaute”, que significa planoarranjoesquemadesignprojeto. Um bom layout pode ter um efeito na produtividade da empresa, podendo também reduzir os custos (por significar menos desperdícios) e perda de tempo. Poderá ainda interferir positivamente na percepção de seus clientes e contribuir para a melhoria do faturamento.

O que faz parte de um bom layout de uma Drogaria ou Farmácia:

  • Entrada limpa, que permite toda a visualização da loja.
  • A verticalização dos módulos de perfumaria, segmentando os produtos por categoria;
  • A percepção das zonas quentes e frias do estabelecimento, estabelecendo os pontos de maior fluxo dos clientes;
  • Faceamento de produtos e relações entre os diferentes setores de sua loja;
  • Orientação sobre ações de vendas e aumento do ticket médio, aproveitando o potencial de seus clientes;
  • Orientação comercial sobre oportunidades de venda no ato da verdade com o consumidor.
  • Caixa sempre do lado oposto da entrada da loja e medicamentos no fundo da loja para gerar uma triangulação de fluxo na loja, fazendo com o shopper, obrigatoriamente, caminhe por todo o estabelecimento, sempre que a loja permitir a configuração.
  • Gôndolas nas medidas ideais: 1,25 m e mais de um corpo de gôndola, para que fiquem na altura dos olhos e não obstruam a visão do todo.
  • Sempre que possível, trabalhar o paredão da direita com cabelo e beleza, pelo fato de que as mulheres são o público predominante da farmácia e o ser humano tende a olhar para a direita quando entra no ponto de venda (PDV).
  • Trabalhar infantil e fraldas do lado oposto desse paredão, porque se estamos falando de mulheres, essas mulheres são, possivelmente, mães.
  • Sempre que possível, trabalhar a área de medicamentos com um intervalo, para que o farmacêutico possa sair do balcão de atendimento e conduzir uma compra dentro da loja.
  • Trabalhar os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) perto do balcão porque, além de ser a área mais quente, de 100% dos produtos de autosserviço, 40% vêm dos MIPs quando eles são trabalhados fora do balcão. A indústria fala que 70% das lojas no Brasil ainda trabalham com MIP dentro do balcão. Quando o cliente pega o produto na gôndola, ele dá uma margem menor, mas ao mesmo tempo, pega uma quantidade maior, ou seja, é possível provocar a compra. Quando o cliente pede no balcão, há a indicação e a entrega de um único item, ou seja, o cliente compra apenas um.
  • Conveniência, homem e cestão de ofertas devem estar perto do caixa.
  • Dividir as outras categorias dentro do restante do espaço físico.

Tecnologia, apelos visuais, sensoriais e comerciais, esta é uma realidade que passa a fazer parte, cada vez mais, do varejo farmacêutico brasileiro.

O que é errado no layout da farmácia:

  • Obstrução na entrada da loja, com o balcão do caixa dando baixa visibilidade de toda a loja.
  • Má disposição das gôndolas, ao centro e na vertical, atrapalhando o fluxo.
  • Medicamentos do mesmo lado do caixa, isto faz com que todas as outras áreas fiquem frias, pois não dá a obrigatoriedade do shopper andar por toda a loja.
  • Gôndolas altas e um só corpo de gôndola.
  • Fachada que não identifique o setor farma.
  • Ortopédicos na porta.
  • Não trabalhar com perfumaria

MOBILIÁRIO – PARCERIA COM A MAIOR EMPRESA DO PAÍS.

O Sincofarma tem parceria com uma das maiores industrias de mobiliário do país, a Metalfarma. Com diferenciais que investe cada vez mais em tecnologia e pessoal, e constante atualização de equipamentos, tornou-se líder e referência no seguimento de mobiliário e planejamento farmacêutico.

SERVIÇO DE LAYOUT PARA ORGANIZAR A SUA LOJA

Solicite o serviço de Layout para a sua loja através do especialista do Sincofarma. Um consultor irá até a sua loja para planejar, organizar e adequar todo o seu espaço de acordo com a identidade da sua empresa.

CONTATO:

e-mail: cadastro@sincofarma.org.br

Tel: (11) 3224-0966