2020-01-24 13:00:08
A documentação necessária para requerimento da importação foi reduzida e pedirá apenas a prescrição médica.
A importação dos medicamentos à base de canabidiol foi simplificada pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Na última quarta-feira, dia 22, a diretoria da agência reguladora diminuiu a devida documentação para solicitar a importação dos medicamentos derivados do CBD.
Durante a reunião, uma norma de 2015, que discorre os procedimentos e medidas para importar o produto. A mesma determina os critérios de importação apenas para pessoa física.
A partir de então, a prescrição junto com o cadastro passa a ter validade de dois anos. Assim, a agência reguladora espera que o tempo de análise e liberação dos pedidos, que atualmente é de 75 dias, reduza. Ainda não é especificado quanto tempo seria de redução de análise, porém, é reconhecido pela Anvisa que a espera de 75 dias prejudica o paciente, ao dificultar o acesso às terapias e podendo causar prejuízos irreparáveis à saúde.
Dados
A Anvisa registrou 700% no aumento de pedidos de importação de medicamentos à base de CBD, desde a resolução em 2015. De 2018 à 2019, houve uma extensão de 328 pedidos para 900 por mês, segundo média mensal.
Com informações da Veja e G1.