Sincofarma SP

Governo diz que lote com 15 milhões de máscaras compradas na China deve chegar até dia 21

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-04-15 11:18:24

 

Foi anunciado, também, que serão 40 aviões enviados pelo governo para buscar cerca de 960 toneladas de equipamentos de proteção individual.

 

O Governo Federal anunciou que começa nesta quarta-feira (14) a operação para ir buscar equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde. Segundo o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, na primeira etapa, serão trazidas 15 miilhões de máscaras,. Este material deve chegar ao Brasil até o dia 21 deste mês.

Freitas afirmou que o investimento será de cerca de 100 milhões de reais só em voos.”Dia 20 ou 21 a primeira carga já vai estar no Brasil e vamos repetir a operação ao longo das próximas semanas.”

As outras etapas

Freitas afirmou que o governo está trabalhando com o Ministério da Saúde para buscar cerca de 960 toneladas de equipamentos nas próximas semanas. “Começa amanhã e serão 40 voos. O avião vai parar em Doha e Guarulhos. De lá, para central de distribuição do Ministério da Saúde e depois para todo Brasil”.

O Ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta afirmou que, além dos voos para China, vai haver um grande número de voos dentro do Brasil.

“Precisamos de EPIs para que enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem possam trabalhar. Estamos vendo quanto tempo leva. Temos solicitação de dois governos: Amazonas e Amapá. Não é uma coisa que a gente faça aleatoriamente, é uma parceria feita por dentro do SUS” – Luis Henrique Mandetta – Ministro da Saúde

Ao todo, 240 milhões de unidades serão distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados, que farão o repasse aos municípios. O número de voos tem relação com a distância e o volume do material – a previsão é de que 960 toneladas de equipamentos de proteção individual sejam importadas.