Sincofarma SP

Sincofarma/SP orienta como receber a mídia no seu estabelecimento

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2020-04-27 17:35:40

 

A primeira orientação para receber qualquer órgão da imprensa, é sempre que a farmácia procure o Jurídico do Sincofarma/SP para poder responder e representar a sua empresa.

 

Após o surgimento da pandemia global, causada pelo novo coronavírus, Covid-19, a área da saúde está sendo muito visada pela imprensa. Por conta disso e por indevidas e abusivas  visitas da imprensa com o Procon às farmácias, o Sincofarma/SP orienta seus associados nas seguintes situações:

  1. DIRECIONE AO SINCOFARMA/SP: Primeiramente, se qualquer imprensa chegar à sua farmácia, direcione imediatamente ao Sincofarma/SP. O jurídico do Sincofarma/SP deverá responder pela mesma.
  2. HABILITE ALGUÉM: Deixe também sempre um funcionário habilitado a responder. Essa pessoa deverá entrar em contato com o nosso jurídico para poder se preparar para receber e responder a imprensa, caso a imprensa não aceitar falar com o Sincofarma/SP/. Deixar toda a sua equipe informada que deverá ser sempre este representante da farmácia para falar com a imprensa e até mesmo a fiscalização
  3. AGENDAR: Toda e qualquer entrevista, recomendamos que seja tratada antes. A farmácia tem o direito de não fornecer respostas sem saber do assunto anteriormente.
  4. NÃO É OBRIGADA: A farmácia não é obrigada a fornecer entrevistas dentro do estabelecimento, visto que o direito de imagem é de sua proteção por lei, sendo um local privado. Se for o caso, peça para que o jornalista entre em contato com o departamento jurídico do Sincofarma/SP, que o mesmo deve responder.
  5. PERMANÊNCIA: Apenas clientes, pacientes e fornecedores têm sua permanência assegurada na farmácia. O estabelecimento não é obrigado a manter um repórter sem a prévia autorização e agendamento.
  6. CALMA: Em caso de aparições sem agendamento e com equipamentos ligados, é de seu direito negar. Porém, isso pode acarretar em uma imagem equivocada à sua farmácia, como se houvesse algo a esconder. Então, recomendamos que mantenha a calma e dê respostas certeiras, de forma clara e objetiva.
  7. PREPARAR A EQUIPE: Oriente seus colaboradores para o caso de haver estas visitas sem sua presença ou do representante eleito para responder, indicando que os mesmos devem manter a calma e informar que quem deve responder. No momento, entre em contato com nosso departamento jurídico.
  8. DIRIJA A UM LOCAL APROPRIADO: Equipamentos e imprensa no local podem atrair atenção dos seus clientes. Para não haver desconforto por nenhuma das partes, é mais positivo que dirija o jornalista ao seu escritório, fora do ambiente comercial da farmácia. Mantenha sempre a conversa amigável.
  9. PROCON: Nos casos de questionamento de aumento de valores dos produtos, (também é recomendado para visitas do Procon – veja a matéria), tenha em mãos:
  • Reunir e tudo que está arquivado dos últimos 3 meses de documentos que comprovem a necessidade de majoração dos preços. Exemplo: notas fiscais do fornecedor;
  • Certificar que a margem de lucro é similar à gerada anteriormente, com intuito de comprovar a racionalidade econômica em torno do aumento de valor dos produtos;

Lembramos que a liberdade de imprensa é garantida na Constituição, porém a mesma pode sofrer danos morais se prejudicar à empresa materialmente ou moralmente.

Para esclarecimentos, entre em contato com o Sincofarma/SP:

e-mail: juridico@sincofarma.org.br

Tels.: (11) 3224-0966 / (11) 94387-2305