Sincofarma SP

Teste Covid-19 nas Farmácias, na visão de uma Empreendedora de Farmácia

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-04-29 19:30:06

 

O Sincofarma/SP teve acesso ao conteúdo do instagram e disponibilizado para nós, de  Karina Soeiro, empreendedora Apotheka sobre a realização do testes rápidos em Farmácias, aprovado pela Anvisa para reduzir a demanda dos serviços públicos de saúde.

 

VISÃO DA EMPRESÁRIA DE FARMÁCIA

Karina Soeiro é Farmacêutica e Biomédica, mestre em  Ciências Farmacêuticas – USP, empreendedora Aptotheca, consultora e palestrante.

 

Na data de 28 de abril de 2020, foi autorizado pela Anvisa a realização do teste de Covid 19 pelas farmácia, mas será que estes testes são todos iguais? Qual a sensibilidade e a confiabilidade destes testes?

Qual o teste referência para diagnóstico de COVID-19?

O teste considerado padrão ouro para diagnóstico da presença do vírus Sars-cov-2 é o teste de PCR, que consiste na detecção direta através da amplificação do material genético do vírus e sondas específicas acusam positivo na leitura pelo equipamento, caso o SARS-COV-2 esteja presente na amostra coletada (geralmente é coletada com um swab na região naso-faringea). Este tipo de teste leva alguns dias até a sua execução e só pode ser realizado em laboratório de análises clínicas.

Todos os testes rápidos são iguais? Como funcionam?  

Os testes considerados rápidos, aqueles que fornecem resultado dentro de poucos minutos, não são todos iguais, nem em relação a metodologia e tão pouco quanto a sensibilidade e especificidade, traduzindo na sua eficácia e segurança diagnóstica. Segundo ministério da saúde alguns testes rápidos podem apresentar até 75% de erro.

Existem basicamente dois tipos de testes rápidos, aqueles que visam detectar a presença do antígeno (sequência específica de parte do vírus SARS-COV-2), traduzindo em resultado positivo ou negativo, ou então a presença de anticorpos produzidos pelo organismo do paciente em resposta ao contato com o vírus (da classe IgG e IgM). Anticorpos da classe IgM são característicos de fase aguda, são os primeiros a serem produzidos quando o organismo entra em contato com o vírus e apesar de poder ser detectado nos primeiros, sua sensibilidade é mais elevada a partir 7º dia do início dos sintomas, um teste realizado antes desse período pode resultar em “falso negativo” e portanto deve ser repetido após 7 dias do início dos sintomas para confirmar a ausência da doença.  Anticorpos da classe IgG são responsáveis pela nossa “memória imunológica” e indicam um contato não tão recente com o vírus, a sua elevação ocorre em torno do 14º dia e se mantém reagente a longo prazo.

APROVAÇÃO DA ANVISA

As farmácias e drogarias através da aprovação em 28/04/2020 pela Anvisa, poderão realizar testes rápidos  para o coronavírus (Sars-CoV-2) , porem a sensibilidade e especificidade destes testes não são todos iguais e o armazenamento,  indicação da data a partir dos sintomas e metodologia da coleta, se não feito de maneira correta, podem interferir no resultado do exame.

Há uma segunda maneira de uma farmácia ou drogaria como estabelecimento de saúde, colaborar com testes diagnósticos neste momento de pandemia,  com um maior controle de qualidade e segurança e sob a responsabilidade de um laboratório de analises clínicas com  a guarda de profissionais gabaritados na realização de exames com rígido controle de qualidade interno e externo, tanto para a correta realização da coleta quanto do exame em si.  A farmácia ou drogaria através de parceria com laboratório de analises clínicas habilitado para a realização de exames “in house” pode oferecer o serviço de coleta após treinamento extensivo com o laboratório parceiro, e graças a utilização da tecnologia de inteligência artificial e internet, os dados são transmitidos ao laboratório , que então analisa os dados e fornece o resultado  em laudo assinado por profissionais habilitados e especialistas na realização de exames diagnósticos.


LIVE AMANHÃ 18H NO INSTAGRAM DO SINCOFARMA/SP

Amanhã, 30, João Guilherme, da Ponto Care, estará ao vivo às 18h numa live pelo Instagram do Sincofarma/SP para falar sobre os Testes Rápidos para covid-19 em farmácias. Entenda como funcionam os testes rápidos, resultados e atendimento à população.  Karina Soeiro também participará deste bate papo com Guilherme. Não perca!!