2020-08-03 13:08:15
Apesar de reconhecer a importância das vendas online e da tecnologia, o setor farmacêutico ainda caminha a passos lentos no rumo da transformação digital. É o que aponta uma pesquisa da IQVIA obtida com exclusividade pelo Panorama Farmacêutico, envolvendo 193 executivos de 90 empresas da indústria e do varejo.
A percepção sobre a relevância do e-commerce é um dos pontos que mais chama a atenção no levantamento. Os entrevistados foram questionados sobre como avaliavam esse sistema antes do isolamento social. Enquanto 42% dos profissionais da indústria acreditavam que ele cresceria muito neste ano, apenas 13% de representantes do varejo entendem o mesmo. Mais impressionante é que 63% dos varejistas e 54% dos executivos de laboratórios apostavam em crescimento até menor neste ano.
Como você avaliava a importância do e-commerce antes do isolamento?
“Isso demonstra que o mercado ainda não valorizava o comércio digital, mesmo diante de uma clara mudança no perfil do consumidor. E ao mesmo tempo, as impressões são bem divergentes entre indústria e varejo, o que reforça a importância de uma relação colaborativa mais eficiente”, comenta Rodrigo Kurata, diretor de Pharma/RX e Consumer Health da IQVIA.
As diferenças também ficam evidentes na análise das categorias que tendem a ganhar presença no e-commerce. Enquanto as redes de varejo indicaram os produtos farmacêuticos e dermocosméticos como mais promissores, as indústrias apostam no OTC.
Transformação digital
A transformação digital é vista como muito importante para 87% dos respondentes e importante para 13%. Mas a missão de colocá-la em prática é preocupante. Segundo a pesquisa, 43,3% afirmaram que esse processo se encontra em estágio inicial com ações isoladas ou nem começou. Outros 33,3% destacaram que existe um plano coordenado, mas ele ainda é incipiente. Somente 1,2% avaliam esse processo como avançado.
Em qual estágio você considera que esteja a sua companhia na transformação digital?
Relação com stakeholders
Na pergunta dirigida especificamente aos executivos da indústria farmacêutica, fica clara a necessidade de reforçar a tecnologia na interação com os clientes e o varejo. Enquanto 70% sinalizam que o uso da transformação digital no relacionamento com os médicos está em um nível médio ou bom, o percentual despenca para 48% entre os pacientes e 45% no PDV.