Sincofarma SP

Grupo Multifarma planeja alcançar 250 lojas este ano

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-08-19 12:01:08

 

Preparem-se para o Primeiro Fórum online “Empreenda Farma – Associativismo com o Grupo Multifarma: Farmácia, Melhor caminhar sozinha ou estar no associativismo?”.

Dia 10/09 das 15h às 17h com representantes da Indústria, Laboratório, Grupo Multifarma e Sincofarma/SP.

Inscreva-se já por aqui 

Confira os demais planos e expectativas do grupo para o ano.

 

O grupo Multifarma hoje conta com 138 lojas, sendo 43% no estado de São Paulo e as demais em Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba e Bahia. Para este ano a rede tem a meta de chegar a 250 lojas. “Nossas expansões são o Nordeste do País, Minas Gerais e São Paulo”, pontuou o diretor do grupo Multifarma, Ramirez Soares Ramos.

Todas as lojas do grupo já possuem o próprio delivery e um aplicativo está em desenvolvimento para incrementar as opções de vendas. Contudo, a pandemia trouxe mudanças para o ponto de venda (PDV). “Nestes meses de pandemia tivemos um crescimento nas vendas. Outra mudança foi o cuidado que as drogarias passaram a ter por causa da Covid-19 adotando medidas de uma maior segurança no atendimento. Antes o cliente ia à drogaria e agora é ela quem vai até ele. O serviço de delivery nunca foi tão importante neste setor”.

“Outra mudança que vejo é o e-commerce sendo mais usado pelas farmácias. Hoje, também devido ao momento atual, o cliente se sente mais à vontade indo em uma farmácia do que em uma emergência de hospital para uma necessidade mais simples. Por isso as farmácias estão buscando um atendimento mais personalizado, e com isso os farmacêuticos estão procurando se preparar melhor. Além disso, aumentou o número de farmácias independentes que nos procuram para associar mostrando que o associativismo ainda é o melhor caminho para estas drogarias”, destacou Ramos.

Farmácias clínicas

De acordo com o executivo, as farmácias clínicas serão o diferencial entre as drogarias. “Apostamos nesta ideia e já temos uma parceria com uma empresa que oferece uma plataforma completa de serviços de atendimento farmacêutico, além de testes rápidos (inclusive covid-19) e vacinas. É através desta iniciativa que as farmácias irão se aproximar mais dos clientes através do atendimento personalizado e humanizado do farmacêutico, assim, fidelizando, gerando relacionamento e passando mais confiança para os mesmos”, explicou.

Digitalização do consumidor Multifarma

A Multifarma acredita que a digitalização não precisa ser algo complexo para as farmácias e seus clientes. “Trabalhamos para desenvolver ferramentas e informações úteis, porém simplificadas para o gestor da farmácia e para a utilização do shopper. Nossa equipe foi capacitada para orientar as equipes das drogarias quanto ao atendimento de receitas digitais. Além disso, todas as lojas receberam capacitação para efetuarem de forma legal e eficiente a divulgação, atendimento e vendas através das redes sociais. Em breve, lançaremos nosso App de vendas e delivery que irá viabilizar o atendimento digital, porém simplificado aos clientes das drogarias, focando no cliente mais próximo do PDV, sem o custo e toda a complexidade de manutenção de um e-commerce”.

“Nossas farmácias associadas já têm disponíveis também à disposição deles uma plataforma digital completa para o atendimento farmacêutico, como serviços de avaliação e check-ups de saúde, acompanhamento inteligente de pacientes crônicos, análise automática dos parâmetros e metas terapêuticas entre outros. O que posso resumir diante de tudo isso que estamos vivendo hoje é que não queremos reinventar a roda, mas vamos mostrar que podemos melhorar a gestão das drogarias associadas. Não queremos sobreviver aos novos desafios existentes e sim prosperar diante deles”, explicou Ramos.

Busca pelo natural

O executivo também contou sobre outra mudança no comportamento do consumidor: a procura por produtos mais naturais e a prevenção da saúde. “O cuidado com a saúde de forma preventiva vem crescendo ao longo dos últimos anos e se intensificou agora com a Covid-19. Os Nutracêuticos exercem uma participação fundamental nessa prevenção, atraindo cada vez mais consumidores interessados em cuidar da saúde e beleza e nesse caminho as preferências são para os produtos menos agressivos, principalmente os de origem natural. No entanto, este é um mercado ainda tímido se comparado a outros países e com grande potencial para crescimento no Brasil. Os Nutracêuticos estão chegando com tudo no mercado. Aliado a isso, a população está buscando um envelhecimento com mais qualidade de vida, consumindo produtos que não agridem o organismo”, explicou.

“Além disso, também temos o avanço tecnológico dos medicamentos, e dentro de pouco tempo teremos uma forma diferente de consumi-los. As empresas de produtos de cuidados pessoais fabricam cada vez mais itens que buscam a sustentabilidade. Nessa visão sempre buscamos atender essa tendência do mercado, assim, mostrando as drogarias e seus gestores para aonde devem seguir”, concluiu Ramos.