Sincofarma SP

Nova RDC sobre serviços farmacêuticos será publicada até dezembro pela Anvisa

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-08-20 14:24:15

 

A Resolução da Diretoria Colegiada apresentará nova regulamentação de serviços realizados pelo setor farmacêutico.

 

Informação confirmada pelo coordenador da Assistência Farmacêutica Avançada – programa de serviços farmacêuticos da Abrafarma, Cassyano Correr. Publicado no site do programa, Correr revela que a agência entrou em contato, com o objetivo de apontar quais seriam as modificações na legislação, em torno dos serviços realizados nas farmácias e drogarias. “A Anvisa nos contatou há quatro semanas para duas reuniões, a fim de sinalizar como será a mudança na legislação relacionada aos serviços em farmácias. A agência adiantou que os testes laboratoriais remotos (TLR), bem como a prestação ampla de serviços de saúde nas farmácias, será regularizada no país”, informou o coordenador.

Importância para a categoria

Ainda segundo Cassyano, a deliberação é um marco para o ramo farmacêutico, pois provém de reivindicações da área anteriores, visto que ainda há farmácias que encaram problemas com as vigilâncias locais, devido à falta de uma regulamentação devidamente clara. “A RDC simplesmente confirmará o novo papel da farmácia como a porta de entrada para a saúde no Brasil, com serviços inovadores – não só relacionados aos testes, como também a modelos de teleatendimento”, enfatiza.

O texto da nova RDC já se encontrava finalizado, porém o processo foi forçadamente estagnado, devido à chegada da pandemia do novo coronavírus, Covid-19, porém agora já está sendo retomado. A previsão é que se apresente até dezembro. “Provavelmente teremos uma consulta pública em setembro, com 30 a 60 dias para envio das contribuições. O cronograma da Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa prevê a nova regulamentação até dezembro”, finaliza Cassyano Correr.

 

Fonte: Informações coletadas pela Assistência Farmacêutica Avançada