Sincofarma SP

Farmácia Popular está sob ameaça e categoria farmacêutica se opõe

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-08-25 15:26:24

 

Com a possibilidade de viabilização do novo programa Renda Brasil, há a possibilidade de extinção do Farmácia Popular.

 

Em vigor desde 2004, o programa Farmácia Popular atende mais de 21 milhões de usuários. Dentro destes, 14,2 milhões, o que caracteriza 2 terços do total, ativos, no primeiro semestre deste ano, em compras nas grandes redes de farmácia, com até 90% de descontos em medicamentos.

De acordo com a Abrafarma, em nome de 45% das vendas de remédios do varejo farmacêutico, a movimentação chegou a R$ 457,5 milhões, 17% comparado entre os meses de janeiro e julho do ano passado.

São 28 mil farmácias particulares que integram o programa e contribuem para a distribuição pública de medicamentos em 5.600 municípios em território nacional.

Ameaça de anulação

Desde novembro de 2017, o governo indica a intenção de extinguir o programa Farmácia Popular, o que caracterizou o encerramento de 400 estabelecimentos da rede própria. Em 2018, o mesmo analisou uma possível reformulação no modelo de pagamentos para lojas particulares credenciadas.

Nesta semana, deve ser anunciado o novo programa Renda Brasil. Para ser viabilizado, está sendo cogitada a extinção do Programa Farmácia Popular, o que coloca em risco o acesso aos medicamentos de uso contínuo, para tratamento de doenças como a asma, diabetes e hipertensão, de milhões de brasileiros.