Sincofarma SP

Rede Drogal lança instituto social a fim de atender pessoas com vulnerabilidade social

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-08-28 19:33:17

 

Instituto José Cançado foi inaugurado em homenagem a um dos fundadores da Rede Drogal, falecido em 2019.

 

Há 85 anos, desde sua criação, a Rede Drogal, através de seus fundadores e sucessores, trabalha com projetos sociais com o intuito de ajudar o próximo. Com o propósito de perpetuar o trabalho social da rede, o Instituto José Cançado foi iniciado em 2019, sem fins lucrativos. O seu nome é em homenagem à José Cançado, um dos fundadores da Drogal, protagonista de diversas ações assistenciais da rede.

A coordenadora de projetos sociais do instituto Virginia Piedade Novembre conta que apenas recursos recicláveis são utilizados nas ações, para atender entidades sociais, para doações e também para suporte à capacitação profissional à pessoas com baixo poder aquisitivo. “Os recursos utilizados são provenientes de ações de reciclagem de diversos materiais como papel, papelão e plástico. A prioridade é o atendimento às instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social”, ela informa. “Entre os objetivos estão a estruturação das atividades sociais da Rede Drogal com a criação do Programa Assistencial para ampliar as doações e apoiar cursos de capacitação profissional para pessoas de baixa renda”, completa.

Outro objetivo da Rede Drogal, através do Instituto José Cançado, é oferecer apoio psicológico aos próprios funcionários da rede. “Outra linha de atuação tem foco no cuidado e apoio ao colaborador da Drogal, por meio do Programa de Atenção Psicológica, proporcionando acolhimento emergencial e monitoramento psicológico para a equipe”, coloca Virginia. “A atenção psicológica já realizou mais de 120 atendimentos desde o início, na modalidade presencial ou via telemonitoramento. Atualmente estamos ampliando o atendimento através de parcerias para oferecer psicoterapia online em plataformas de referência em saúde mental”.

Beneficiados e ações

A prioridade do Instituto José Cançado é atender pessoas que apresentam instabilidade de renda, principalmente as que fazem parte das camadas sociais mais frágeis. “As doações e ações sociais realizadas no Instituto José Cançado priorizam pessoas em situação de vulnerabilidade social e com necessidade humana básica, principalmente os idosos, crianças, mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas com deficiência e pessoas em situação de rua”, a coordenadora do projeto exemplifica. “Também realizamos parceira com o Fundo Social de várias prefeituras para doação de fraldas, leites, suplemento alimentar e medicamentos”, complementa.

Campanhas de doações do instituto são realizadas nas filiais da Rede Drogal, que também recebe apoio de indústrias na distribuição de materiais de higiene e para o projeto de capacitação profissional, conforme Virginia explica: “Frequentemente realizamos campanhas de arrecadação nas filiais em que os clientes podem contribuir com doações para diversas entidades. Também contamos com apoio das indústrias para doações de produtos de higiene pessoal e materiais para cursos de capacitação profissional voltadas às pessoas de baixa renda e/ou desempregadas em parceria com as prefeituras”.

Este ano, dentro da pandemia global de Covid-19, ações para a disseminação de aparatos para o impedimento do vírus foram inclusas. “Especialmente durante a pandemia, entre março a julho, foram realizadas doações de produtos para controle da Covid-19 como álcool em gel, máscaras, sabonetes e medicamentos para lares de idosos, casas de acolhimento, hospitais e órgãos públicos, como a Polícia Civil, Detran e penitenciárias”, Virginia coloca.

Compaixão Entre Gerações

Em setembro, clientes da Rede Drogal da cidade de Piracicaba poderão colaborar com a ação “Compaixão Entre Gerações”. A tradicional “Caminhada Entre Gerações” é realizada há 10 anos na cidade, em celebração ao mês do idoso, sendo adaptada em 2020 para “Compaixão Entre Gerações – Juntos Vamos Vencer”, em destaque ao enfretamento ao novo coronavírus, para ajudar entidades que atendem o maior grupo de risco da Covid-19, idosos.

“Serão vendidos kits, no valor de R$ 25,00. A renda será revertida para Lar Betel, Lar dos Velhinhos e Casa de Amparo – Cantinho da Vovó Sônia. A comercialização deve ter início na primeira semana de setembro, em 10 unidades da Rede Drogal. Rebatizado como Kit Prevenção Covid-19, é composto por máscara, camiseta dryfit, sacola ecobag, frascos de álcool gel, sabonete líquido entre outros brindes”, explica Virginia.