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Fitoterápicos e naturais: saiba como trabalha essas categorias nas farmácias

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2020-09-21 13:27:34

 

O consumo de naturais e fitoterápicos cresce e o ponto de venda está cada vez mais preparado para receber este público exigente e informado.

 

A fitoterapia é a terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas. Para melhor entendimento sobre o mercado de naturais nas farmácias dividimos a imagem abaixo a terapêutica é apresentada, didaticamente, em duas frentes: natural e sintética.

No entendimento do cliente, dentro da categoria de naturais, temos estes três grupos: fitoterápicos, dinamizados e funcionais.

Dentro da fitoterapia temos medicamentos fioterápicos não tarjados (conhecidos como OTC – over the conter, que significa “em cima do balcão”), medicamentos fitoterápicos tarjados e produtos tradicionais fitoterápicos, que é uma nova classe que surgiu em 2014. O grupo de Dinamizados, que são medicamentos que passam por alguma técnica de diluição, e que incluem por exemplo os produtos homeopáticos, antihomotóxicos e antroposófico. E o grupo de funcionais, incluem alguns suplementos alimentares que apresentam algum benefício relacionado a saúde. É importante estar atento a isto para entender melhor as escolhas dos nossos clientes e também para orientá-los.

Podemos dividir os clientes potenciais para a categoria de fitoterápicos e naturais em 3 grupos:

Grupo 1 – Comum: Grupo de clientes que busca pela solução do problema, para este consumidor não tem tanta importância se o produto é ou não um fitoterápico, porém, ter um apelo natural pode ser um diferencial. Ex: Eu quero um xarope para tosse.

Grupo 2 – Novo comprador: Este grupo é formado pelos clientes que pesquisam muito sobre os produtos, normalmente sabem os diferencias dos produtos com apelos naturais e os compra sempre que possível. Assim, este cliente tende a perguntar na farmácia sobre a versão mais natural dos produtos. Ex: Qual o xarope para tosse mais natural que vocês tem?

Grupo 3 – Radical: Este é o grupo de clientes que só compra produtos que tenham apelos naturais, bem como que oferecem o menor efeito colateral possível, normalmente já compram outros produtos reconhecidos como naturais em canais mais estabelecidos, como feiras e lojas especializadas, mas procuram seus medicamentos na farmácia. Ex: Eu quero um xarope para tosse que não tenha componentes artificiais.

Em uma pesquisa realizada pela Herbarium sobre consumidores de fitoterápicos foi identificado que 51% deles andam pela loja até encontrar o produto e que 32% pedem ajuda ao atendente. Assim, demonstrando a importância do espaço para estes produtos estar bem organizado e dos atendentes estarem bem treinados para poderem orientar os consumidores. Além disso, saber identificar qual o perfil do cliente que está sendo atendido é um passo muito importante para ter sucesso na venda.

Decisão de compra

Outro dado interessante que foi possível encontrar nesta pesquisa são os fatores que mais pesam na decisão do cliente pelo produto. Os três critérios mais citados foram: marca, qualidade e preço.

Muitas vezes o cliente entra na farmácia atrás de um produto desta categoria e tem dificuldade de encontra-lo, uma vez que este grupo de produtos tende a ficar espalhado pela loja e as suas embalagens não deixam claro sua origem natural. Pensando nisto existe um movimento no mercado que propõe uma configuração de subcategorias para deixar os produtos melhor expostos e facilitar a busca do cliente. Isto seria indicado para as lojas que entendem esta categoria como potencial e tem espaço para organizá-la, mesmo que seja em um display de balcão.

O ideal é que a comunicação seja a mais clara possível, por exemplo através de pequenas faixas de gondolas.

De julho de 2018 a junho de 2019 o mercado de fitoterápicos e Dinamizados cresceu 9,5%. O mercado de fitoterápicos cresceu 7,5% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. A perspectiva é que o mercado cresça ainda mais, e isso pode ser muito bem aproveitados pelas Farmácias, sejam estas pertencentes a Redes ou Associativismos, ou mesmo Independentes, se houver uma gestão de categoria para este grupo. A tendência de consumo mais natural já é uma realidade e estar preparado para este público será um grande diferencial para as lojas que quiserem aproveitar para crescer junto com a categoria.

Estamos na era da saudabilidade, física, mental e ambiental. Esta categoria conta com produtos muito diferenciados, voltados para o bem-estar, logo, podemos esperar ótimos resultados para este e os próximos anos.