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Sincofarma promove palestra online gratuita sobre a LGPD, que já se encontra em vigor

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2020-09-21 21:00:38

 

Palestra acontecerá no dia 15 de outubro, pela plataforma Zoom, com Ricardo Hojda.

 

Desde sexta-feira, dia 18, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD se encontra em vigor. Tal lei regimenta a política de proteção de dados pessoais dos usuários e clientes, como também determina novos moldes, os quais as empresas deverão adequar no recebimento de dados recebidos pela clientela. Ricardo Hodja, consultor de empresas e palestrante da reunião online do dia 15 de outubro, sobre a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, pelo Sincofarma/SP, explica que a LGPD tem uma importância essencial para o cliente. “A LGPD se refere à dados de indivíduos, de pessoas físicas. Toda relação que nós, pessoas físicas, temos na internet, no comércio, ou nas interações com as várias organizações passam a se tornar protegidas. A lei aborda justamente a proteção desses dados, para que eles não sejam usados inadvertidamente por esses negócios”, ele sintetiza.

Ricardo recorda sobre o cadastro dos clientes no balcão da drogaria, para eventuais descontos em medicamentos. Agora é necessário o consentimento do cliente, assim como a garantia de que os dados serão utilizados especificamente para aquela compra. “Lembramos sempre dos exemplos das farmácias que nos perguntam sobre o cadastro do cliente, na loja, ou no fabricante, que gera uma base de dados muito grande. Esses dados podem ser utilizados atualmente ou no futuro, por isso, a lgpd vem organizar essa relação”, ele fala.

LGPD nas farmácias e drogarias

O palestrante alerta sobre como os estabelecimentos de varejo farmacêutico deve se portar com o cadastramento de dados dos clientes. “Depois que damos a informação para obter um desconto, o dado não pode ser utilizado para outra finalidade. A farmácia não pode vender essa informação, ou usar esses dados para outras necessidades ou decisões que venham a tomar lá na frente. Esses dois pontos são fundamentais, consentimento e finalidade. Todos os dados, depois de atingida finalidade, têm que ser apagados ou guardados de maneira que façam uso não intencional dos mesmos”, Ricardo acautela.

O ministrante da reunião também explica quais são os cadastros normalmente usados pelas farmácias e drogarias:

  • Para descontos no balcão: Este deve ter um consentimento por parte do cliente, com a clareza do que a farmácia fará com estes dados, que é o desconto, tanto na loja física quanto no app.
  • Descontos dos fabricantes: A mesma situação, com consentimento e o compromisso de que não serão usados para outro objetivo, além de desconto naquele medicamento.
  • Convênios médicos e conselhos: Descontos, em geral, também. Este tipo deve ter o consentimento e ciência do cliente de para que seus dados devem ser utilizados claramente.

Palestra online pelo Sincofarma

No dia 15 de outubro, Ricardo Hojda explicará aos empresários de farmácias, como devem se adaptar com a LGPD e tirar as devidas dúvidas, com o objetivo de informar as lideranças empresariais na LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, e abordar as obrigações, responsabilidades e prazos a serem atendidos pelas organizações.

O curso acontecerá pela plataforma Zoom, a partir das 15h. A palestra também será transmitida ao vivo pelo canal do youtube do Sincofarma/SP, para aqueles que não conseguirem se inscrever.

Saiba mais sobre a palestra gratuita em nosso site e inscreva-se aqui!