Sincofarma SP

Os avanços da Telemedicina e da Telessaúde no Brasil pós Covid-19

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-12-01 11:58:15

 

A pandemia de Covid-19 evidenciou ainda mais a necessidade de uma rápida adaptação nas regulamentações e das atividades cotidianas dos profissionais da saúde ao atendimento remoto. Na manhã desta quinta-feira (26.11), a Câmara dos Deputados instaurou a Frente Parlamentar Mista da Telessaúde. O evento virtual foi conduzido pela deputada Adriana Ventura (Novo-SP) e contou com a participação de diversas entidades relacionadas. “Reitero aqui que teremos muitas discussões. Estão todos convidados, inclusive, para mandar sugestões de eventos e temas para debate. Nós da diretoria queremos reunir os conselhos, as especialidades, conversar com todos, cada modalidade, porque eu acho que é só assim que a gente constrói alguma coisa bacana”, afirmou a parlamentar.

O uso da telemedicina foi autorizado pelo Governo Federal e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) pouco mais de um mês após o registro do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, em caráter emergencial, para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde. A partir da lei n° 13.989, de 15 de abril de 2020, houve então uma explosão no número de atendimentos remotos.

A assessora da presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Josélia Frade, destaca a importância da Frente Parlamentar para todas as áreas da saúde. “Esse debate é fundamental para que possamos implementar, de forma mais abrangente e segura, o teleatendimento em saúde no País. Espero que possamos contribuir com a evolução do tema junto ao parlamento”.

O deputado Pedro Westphalen (PP-RS), membro da diretoria da Frente Parlamentar, comemorou a união dos setores para o desenvolvimento da Telessaúde. “Foram colocados aqui todos os atores necessários para uma discussão de um tema que veio para ficar: parlamentares qualificados, todos os segmentos representados. E eu tenho convicção absoluta que nós vamos ter diferenças e que nós vamos fazer dessas diferenças não motivos de desavenças, mas de aprendizado na busca pelo bem comum (…). Contem comigo, incondicionalmente”.

A Frente é formada por 207 parlamentares, sendo 200 deputados federais e sete senadores. Ao todo, 27 entidades profissionais de saúde no Brasil são apoiadoras do projeto e irão colaborar com os debates relacionados ao tema. As instituições podem entrar em contato com a Frete Parlamentar sobre Telessaúde pelo e-mail frentetelessaude@gmail.com ou por meio do Instagram: @ftelessaude. Acesse o evento virtual que lançou a Frente no link: www.youtube.com/watch?v=rREJKse6arQ.