Sincofarma SP

Sincofarma/SP estará no evento online sobre Logística Reversa de Medicamentos

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2020-12-01 16:09:09

 

Dia 03 de dezembro, a partir das 8h30, acontece o fórum internacional sobre o decreto 10.388/2020, e serão compartilhados conhecimentos e experiências com outros países.

 

Após a publicação do Decreto 10.388/2020, do dia 05 de junho de 2020, foi estabelecido o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, tanto manipulados quanto industrializados, de utilização humana, bem como o descarte de suas devidas embalagens. Tal norma exige a implementação de um Sistema Nacional de Logística Reversa.

O objetivo do Fórum Internacional de Logística Reversa de Medicamentos propõe a difusão do decreto, para trocar a experiência de diferentes nações e empresas locais que já instauraram o sistema há anos atrás, como também a atuação de outros setores, como o de eletroeletrônicos, com o fortalecimento da seriedade de destinar os resíduos de forma correta, com práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente.

José Agostini Roxo, CEO da BHS, empresa que criou e desenvolveu o Programa Descarte Consciente de Medicamentos, em 2001, e foi a idealizadora e organizadora do fórum está otimista com o evento, pela proporção que, felizmente, se tomou até dois dias antes do mesmo. “Temos quase 500 inscritos, atendendo a toda cadeia produtiva, indústria farmacêutica, distribuidores e o varejo farmacêutico”, ele informa. Sobre o varejo, o CEO pontua a importância do interesse do setor em conhecer o Sistema Nacional de Logística Reversa. “Nesse momento no qual o decreto foi publicado é muito importante que o varejo tome conhecimento das suas responsabilidades e de seus direitos com relação a coleta de medicamentos dentro dos seus pontos. Saibam distinguir essas responsabilidades e valor para índices de sustentabilidade para o planeta. Que conheçam os canais de comunicação para divulgar e como fidelizar seus clientes com isso”, José Agostini Roxo apresenta.

Palestrantes nacionais e internacionais estarão discorrendo sobre seus conhecimentos e experiências de atuação do cumprimento do Decreto 10.388/2020, a fim de colaborar com seu cumprimento. José Agostini coloca a relevância da troca de referências.

Ao completar, o CEO da BHS reitera o valor da conferência para todos que já implantaram o sistema ou não. “O Fórum Internacional de Logística Reversa de Medicamentos tem uma importância nesse aspecto de esclarecimento, mas também num aspecto técnico de como deve ser operado esse sistema no Brasil, num país tão grande e complexo. Esse é o destaque de enxergar experiências de quem já executou e de quem está começando, não só nacionais como internacionais”, ele finaliza.

Conheça os palestrantes:

Ademir Brescansin – Gerente Executivo da GREEN Eletron

Engenheiro Mecânico, Mestre em Gestão Ambiental & Sustentabilidade. Experiência de 22 anos na indústria eletroeletrônica. Desde 2011 na área de Sustentabilidade da ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. Atualmente é Gerente Executivo da GREEN Eletron – Gestora de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Pilhas.

Carlo Pereira – Diretor-Executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Carlo tem mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade e relações institucionais, atuando em assuntos relacionados às mudanças climáticas, energias renováveis, investimento social privado, índices de sustentabilidade no mercado de capitais, ESG, ODS, entre outros temas. No Pacto Global da ONU, é membro do Conselho Global das Redes Locais e lidera o Conselho Regional na América Latina e Caribe. Graduado em química, tem mestrado em Ciência (Universidade de São Paulo), MBA em Sustentabilidade (University of Lüneburg), assim como especialização em liderança internacional pela GIZ na Alemanha.

Dr. Fabrício Soler – Advogado especialista em Direito Ambiental – Sócio de Felsberg Advogados

Advogado especialista em Direito Ambiental, Resíduos e Sustentabilidade. Consultor da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e da Confederação Nacional da Indústria para estudos em resíduos. Coordenador e professor dos cursos de educação executiva em Gestão e Direito dos Resíduos da Trevisan Escola de Negócios e do curso Novo Marco Regulatório do Saneamento da OAB. Organizador do Código dos Resíduos e coautor do livro Gestão de Resíduos Sólidos, o que diz a lei. Indicado por prestigiosas publicações internacionais e pela brasileira Revista Análise Advocacia como advogado admirado na área de Direito Ambiental. Sócio de Felsberg Advogados.

João Carlos Redondo – Diretor de Sustentabilidade do Grupo Raia/Drogasil

Graduado em tecnologia da informação, possui pós-graduação em administração e marketing, MBA Executivo pelo IBMEC de São Paulo. É Conselheiro de Administração pelo IBGC. Possui 33 anos de experiência no setor industrial, varejo e de serviços, nas áreas de sustentabilidade, relações institucionais, compliance e governança corporativa. É diretor de Sustentabilidade do grupo RD, professor do ISAE FGV-PR e da FGV Management. Contribui como membro da Comissão de Estudos para a Sustentabilidade Empresarial do IBGC. Atuou como membro independente de comitê compliance e consultor nas áreas de relações institucionais e governamentais e como conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente da CNI, Diretor de Meio ambiente da FIESP e Diretor de Sustentabilidade da Abinee. Realizou trabalhos pro bono como membro do Comitê Brasileiro para o Pacto Global da ONU e em projetos dedicados a capacitação e inclusão de refugiados no mercado de trabalho brasileiro.

José Francisco Agostini Roxo – Diretor-Geral da BHS Brasil Health Service

Diretor-Geral da BHS Brasil Health Service e autor do Programa Nacional de Logística Reversa de Medicamentos do Brasil – Descarte Consciente, presente em 21 esdados brasileiros com 2mil pontos de coleta. Foi relator da Norma Técnica da ABNT 16.457 de Logística Reversa de Medicamentos em 2016. MBA em Marketing pela Madia Marketing School, Admistrador com extensão em Gestão Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas.
Recebeu diversos prêmios nacionais de inovação, tecnologia e sustentabilidade.

 Juan Carlos Mampaso – Diretor Geral de SIGRE Medicamento e Meio Ambiente – Espanha

Dr. Engenheiro de Minas pela Universidad Politécnica de Madrid. Mestre em Economia e Gestão de Negócios Internacionais.
Trabalhou em empresas do setor energético relacionadas com a concepção e gestão de combustível nuclear na Espanha e nos Estados Unidos.
Funcionário da Administração Pública: Subdiretor-Geral dos Ministérios da Indústria, Ciência e Tecnologia, responsável por “Programas Tecnológicos” e “Promoção da inovação” com especial atenção ao setor farmacêutico e do meio ambiente. Desde março de 2001, é Diretor Geral da SIGRE Medicamento e Meio Ambiente, Sistema Coletivo de Responsabilidade Ampliada do Produtor do Setor Farmacêutico na Espanha. Atualmente, é presidente da Rede Ibero-americana do Programa de Pós-consumo de Medicamentos, Vice-presidente do Clube Espanhol do Meio Ambiente, Tesoureiro da Rede Espanhola do Pacto Global das Nações Unidas e Patrono da Fundação para a Economia Circular.

Luís Miguel Ferreira Figueiredo – Diretor Geral da VALORMED – Portugal

Formado em Ciências Farmacêuticas e especialista em Indústria Farmacêutica (grau concedido pela Ordem dos Farmacêuticos).
Atuou na Indústria Farmacêutica, tendo exercido responsabilidades como farmacêutico de produção nos laboratórios Wyeth-Pasteur, Medinfar e Bial. Foi diretor-geral da distribuidora farmacêutica Cofanor. Foi membro do Colégio da Indústria Farmacêutica da Ordem dos Farmacêuticos, Vice-Presidente da Seção Regional do Porto da Ordem dos Farmacêuticos, membro do grupo de contato com a indústria do Secof (Sociedade Europeia de Cooperação Farmacêutica) e membro da Gerência da Valormed em representação do setor da distribuição farmacêutica. É Diretor-geral da VALORMED, cargo que exerce desde Dezembro de 2012, e atual membro na Direção de FLUXOS (Associação das Entidades Gestoras) e Conselho Diretivo da Rede Iberoamericana de Produtos Pós-consumo de Medicamentos (RIPPM).

Oscar Yazbek Filho – Presidente Executivo da ABAFARMA

Administrador de empresas formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em marketing pela ESPM, 30 anos de experiência no setor de distribuição de medicamentos. Atualmente exerce a função de presidente executivo da Abafarma, Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico.

Patrícia Iglecias – Diretora-Presidente da CETESB

Diretora-Presidente da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Formação acadêmica: possui titulação de Livre-Docência, Doutorado e Mestrado pela Universidade de São Paulo – USP. Em seu trajeto profissional, foi Superintendente de Gestão Ambiental da USP e Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Professora Associada na Faculdade de Direito da USP, com experiência na advocacia ambiental e na coordenação de projetos de pesquisa, com publicação de artigos em periódicos, livros publicados, participação e moderação de eventos e entrevistas entre outros. Em suas premiações e títulos, recebeu o Destaque Sustentabilidade – WOCA – em tributo e reconhecimento pela carreira em prol da gestão ambiental e atuação no programa Cidades do Pacto Global da ONU, GCSM – Global Council of Sales Marketing.

Thiago Carvalho Pinto – Co-fundador da New Hope Ecotech e CEO na Eureciclo

Empreendedor com larga experiência no setor de impacto (mobilidade e serviços ambientais). Vivência com Transformações de Negócios e Mercados, Desenvolvimento Corporativo, M&A e Modelagem de Negócios. MSc pela École Centrale, França, e MBA pela Northwestern University – Kellogg School of Management.

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