Sincofarma SP

Golpe de falsos Boletos enviados por e-mails para Associados

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2020-12-08 13:15:12

 

O Sincofarma/SP não envia boletos mensais em PDF de mensalidades atrasadas.

 

Nesta época do ano, ainda mais, os oportunistas se aproveitam de práticas que envolve a falsificação de cobranças para fazer com que o pagamento vá para a conta bancária de golpistas. Estamos recebendo contatos de associados que receberam e-mail com cobrança de boletos em atraso referente meses distintos de 2020.

 

 

Imagem do boleto falso

CUIDADO! Não fazemos isso! Informamos que não é prática do Sincofarma/SP esta ação. Pedimos para NÃO abrir nenhum link suspeito que  direcione a um pedido de clique para visualizar qualquer documento, principalmente quando tentam utilizar mensagens de cobrança. Isso poderá não apenas ser um golpe, mas, principalmente, e muito usual, a prática de vírus que poderá danificar o seu computador ou telefone.  

 

 

O Sincofarma/SP envia e-mails com toda informação do assunto abordado, explicando detalhadamente quando se faz necessário, e, inclusive avisamos por outros meios, como site e redes sociais. Jamais enviamos apenas um link para abrir e fazer a cobrança de meses anteriores.

Por essa razão, aproveitamos a oportunidade para lembrar e alertar dos costumeiros golpes :

 

CUIDADO COM E-MAIL SUSPEITO

Alguns e-mails maliciosos podem ser muito convincentes, com logomarcas e linguajar oficial. Lembre-se de dar um tempo sempre que uma mensagem pede para que você tome alguma ação imediata que pode revelar informações pessoais. Fique atento a esses sinais de alerta para e-mails golpistas:

  • O nome do remetente é vago e seu endereço é longo e confuso
  • O assunto do e-mail é chamativo e alarmista
  • O e-mail demanda uma ação imediata de algum tipo
  • Refere-se a uma grande oferta, desconto ou pagamento de boleto
  • O e-mail pede alguma informação pessoal, incluindo credenciais de acesso para algum site
  • O e-mail pede que você clique em textos com hiperlinks sem explicar o porquê

 

Depois que você identificar um e-mail como parte de um golpe:

 

  • Não clique em nenhum anexo, o que poderia instalar um malware (abreviação de “software malicioso) perigoso na sua máquina
  • Não clique em nenhum link, especialmente se o e-mail pede que você vá para um site e revele alguma informação
  • Não responda à e-mails suspeitos e nem use seu número de telefone ou outros contato na mensagem
  • Observe atentamente o endereço de e-mail do remetente e qualquer outro endereço que possa querer te confundir com o nome oficial de alguma empresa ou remente legítimo
  • Se você estiver usando sua conta de e-mail da empresa, entre em contato com a sua equipe de TI. Eles podem querer que você encaminhe a mensagem a eles, mas pergunte antes de fazer isso
  • Se você estiver usando um e-mail pessoal e a mensagem alegar que uma empresa está tentando entrar em contato com você urgentemente, você pode entrar em contato com essa mesma empresa procurando detalhes na internet. Não use nenhuma informação de contato fornecida no e-mail suspeito
  • A plataforma do seu e-mail pessoal pode permitir que você denuncie um phishing.
  • Se você já respondeu a um e-mail suspeito, clicou em um anexo ou link, ou ainda forneceu informações pessoais, fale com a equipe de TI da sua empresa ou uma pessoa de confiança que possa ajudar você: não tenha vergonha de ter caído em um golpe!
  • Implemente uma autenticação de dois fatores no seu programa de e-mail e considere mudar a senha do seu e-mail e de qualquer outra conta relacionada ao golpe
  • Aprenda mais com a Avast sobre como se proteger contra golpe por e-mail.

 

Não há melhor forma de identificar, remover e prevenir spams e golpes de crime de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito, do que usar um antivírus e uma ferramenta antispam .

 

Para mais orientações ou dúvidas;

e-mail: financeiro@sincofarma.org.br