Sincofarma SP

Planejamento estratégico para redes de farmácias

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-12-13 11:00:37

 

Do ponto de vista do comportamento do consumidor, ficou claro que este agente passou a explorar um caminho alternativo de consumo.

 

A pandemia pela Covid-19 nos remete à importância de revermos o planejamento e teorias de gestão aplicados nas redes de farmácias. O mundo mudou. A pandemia acelerou esse processo e continua a dar o tom dessas mudanças.

As empresas farmacêuticas, e me refiro a todos os atores que compõem o canal farma, deverão rever seus planejamentos de curto, médio e longo prazos. Do ponto de vista do comportamento do consumidor, ficou claro que este agente passou a explorar um caminho alternativo de consumo.

Tão eficiente quanto estar presente na farmácia, o processo de decisão de compra passou a ser realizado virtualmente em maior escala e, consequentemente, obrigou as empresas do setor a modernizarem suas plataformas de compras, fazendo deste ambiente um espaço interativo, simplificado e rápido.

Então, observar como o consumidor tenderá a se comportar, de agora em diante, deverá estar no sumário de todo e qualquer planejamento estratégico. Um outro ponto importante a ser observado é o movimento das empresas.

A concorrência se mostrou mais forte, e estratégias de preços e promoções que buscam a fidelização do consumidor passaram a ser uns dos itens mais relevantes nesse contexto. Sugiro que indústrias, distribuidoras e varejistas repensem suas dinâmicas. Parcerias e coligações comerciais poderão ser ações comuns de serem percebidas, assim como integrações de um segmento para o outro poderão estar presentes no ambiente farma.

A profissionalização do varejo farmacêutico está em pauta. Os farmacêuticos que antes restringiam seu papel à administração de medicamentos, hoje, estão na gestão do negócio e, futuramente, se posicionarão como líderes importantes e diferenciados nesse ambiente.

O staff de gestão de uma rede tende a se reduzir e a característica multifuncional deverá se concentrar em componentes skills que prezem a capacidade de visão estratégica, de comunicação, liderança, tomada de decisão e estratégica.

Ou seja, serão mais competitivas as empresas que conseguirem estabelecer e buscar em seus planejamentos e objetivos que potencializem essas competências. Comumente a esse novo cenário, não podemos esquecer a tecnologia, pois esta será a nova plataforma onde os negócios do setor farmacêutico deverão se desenvolver. Boa sorte a todos!!!