Sincofarma SP

Identidade digital do farmacêutico se apresenta como uma forma mais segura

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2020-12-18 13:20:46

 

A Cédula de Identidade Profissional agora está em formato digital, além da versão com chip e QR-code, no cartão policarbonato.

 

O CFF – Conselho Federal de Farmácia aprovou em reunião ordinária a resolução que identifica os profissionais farmacêuticos em atuação no Brasil com identificação digital, tanto do conselho federal quanto dos regionais. Os colaboradores não-farmacêuticos terão a mesma facilidade.

A nova identidade pode ser baixada através de um aplicativo de celular, gratuitamente. Outra novidade que será de grande valia às farmácias e drogarias é que, a partir de agora, a emissão da Certidão de Regularidade não será mais cobrada. A mesma certifica que estabelecimentos farmacêuticos desempenham a obrigatoriedade de terem profissionais habilitados e registrados no CRF, a fim de exercerem as atividades inerentes aos cargos.

A recente resolução entrará em vigor após 60 dias de sua publicação e exige que os CRFs mandem os dados inscritos ao CFF, em cada respectivo regional. A norma requer que os novos inscritos e as atualizações sejam enviadas de acordo com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

Adesão eletrônica opcional

As novas cédulas serão adotadas gradativamente pelos CRFs nas versões físicas e digitais, visto que a opção eletrônica é opcional.

É de responsabilidade do CFF dispor dos recursos para que as cédulas digitais sejam feitas conforme as exigências técnicas da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil). O modelo eletrônico não substitui a e compulsoriedade da versão em cartão policarbonato, com chip e QR-Code.

A cédula de identidade atual será progressivamente substituída e com validade indeterminada até todos os inscritos providenciarem o novo modelo.

 

Com informações do Conselho Federal de Farmácia