2021-01-07 18:53:46
Conselho Federal de Farmácia (CFF) e respaldo da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) apoiam a proposta
A proposta da Abrafarma – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, sobre oferecer salas de vacinação contra Covid-19, é apoiada pelo CFF e a FIP. Segundo a entidade, as farmácias do Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos auxiliam as autoridades na imunização.
A Abrafarma entregou projeto ao governo federal e estaduais para aplicação da vacina contra Covid-19 nas lojas. Sendo 4.573 salas e 6.860 farmacêuticos em todo o país para atuar, mas sem custos ao Ministério da Saúde.
Será no horário comercial, das 9h às 18h, porém com agendamento eletrônico e uma hora de intervalo para almoço. Primeiramente, há a proposta de somar os centros de distribuição de redes associadas. Contudo, tem a sugestão de publicar um decreto federal ou ato do Ministério da Saúde. A princípio, este permitirá as farmácias a ajudar na vacinação de forma suplementar e se expandir a outras entidades comunitárias e privadas.
“Com esse quantitativo de salas conseguiríamos imunizar 365.840 pessoas por dia no país. Estamos tentando ajudar até para ter mais adesão, muitas pessoas têm medo de enfrentar o serviço comum” – Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
Posicionamento do CFF
O presidente do CFF afirma que apesar do conselho se reunir desde março com o Ministério da Saúde, para falar sobre a ajuda das farmácias na vacinação, mas o governo federal ainda não se posicionou sobre o assunto.
“As vantagens para a prestação desse serviço em farmácias seriam a maior facilidade de acesso da população, com horários mais variados e estendidos, e a maior proximidade da residência dos pacientes” – Walter Jorge João, presidente do CFF
Programa de Formação e Habilitação de Farmacêuticos em Vacinação
Mais do nunca importante para o segmento, os farmacêuticos têm a oportunidade de se capacitar na imunização, administração e aplicação de vacinas.
Mas as vagas são limitadas! Próximo curso será nos dias 11 e 12 de fevereiro, com chancela do ICTQ.
Entre em nosso site e inscreva-se!
cursos@sincofarma.org.br / comunicacao@sincofarma.org.br