2021-02-01 16:04:09
O Sincofarma/SP sai a frente e irá lançar o primeiro atendimento de telefarmácia: Telefarma24. Aguardem esta novidade!! Telefarmácia – Investir em atendimento digital pode ser a solução para evitar a concorrência da Amazon.
A entrada da Amazon no mercado de medicamento nos EUA sacudiu o panorama e pelo menos lá as farmácias buscaram nos serviços farmacêuticos a solução para driblar a concorrência.
Em novembro de 2020, marcou a entrada da Amazon no setor de farmácias nos Estados Unidos. Com o anúncio as ações das tradicionais farmácias e drogarias americanas, Walgreens e CVS, perderam 8% de seu valor.
O medo dos investidores era embasado: qual o efeito que a Amazon, a BigTech que promoveu a grande disrupção do setor varejista, poderia causar no varejo de remédios?
A empresa ainda combinou o anúncio da nova modalidade de venda de medicamentos com um programa de super descontos que podem chegar a 80% para seus clientes Prime que não tenham seguro e ainda gratuidade na entrega.
Chegou com a Telefarmácia
Quer falar com o farmacêutico? Tem um disponível, online, 24 horas por dia, através da tecnologia de teleatendimento e as entregas são feitas no mesmo dia.
A saber, as farmácias americanas reagiram e agora estão focadas em encontrar formas de levar os clientes para as lojas físicas.
Serviços Farmacêuticos
A alternativa foi tornar as farmácias um lugar fácil, acessível e que não seja intimidante para buscar assistência médica e oferecer serviços farmacêuticos.
Todavia, o primeiro passo que querem encontrar é dar a vacina da Covid-19 e já preparam um mega esquema para poder atender os americanos em suas lojas. Mas essa é a realidade americana.
E no Brasil? Quem está se preparando?
A empresa silencia sobre a chegada do setor de farmácias no Brasil, mas a possibilidade já movimenta os concorrentes.
Para os analistas, farmácias que investirem nos serviços farmacêuticos, como nebulização, perfuração de lóbulo, aferição de pressão e controle de glicemia e garantir um atendimento de telefarmácia, simples e eficiente, podem vencer os concorrentes.
Com o aumento das vendas digitais que saltaram de aproximadamente 2% para 7%, outro ponto importante será a entrega rápida e qualidade.
Análise do concorrente
A Amazon já faz telemedicina, tem farmácia, uma plataforma de análise de saúde que padroniza dados clínicos e pode também facilitar o caminho da empresa em fazer parceria com mais provedores de saúde e construir, assim, com seu ecossistema.
Lançou, por exemplo, uma ferramenta para auxiliar os cuidadores em centros domiciliares de idosos.
Considerando que a Amazon é uma empresa de tecnologia, todos os serviços estarão disponíveis rapidamente, como ainda não se sabe quais os planos para a empresa no Brasil o melhor é prevenir.
O Sincofarma tráz com exclusividade uma parceria com a empresa Doc24 referência em telemedicina e lança o Primeiro curso de Telefarmácia para capacitar farmacêuticos na nova tecnologia.