Sincofarma SP

Abradilan garante abastecimento das farmácias de forma ininterrupta

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2021-03-11 12:24:26

 

O distribuidor Abradilan vende muito mais do que caixinha de medicamento, ele se preocupa com a saúde financeira da farmácia, investindo cada vez na qualificação do varejista. O grande diferencial da entidade é conhecer a fundo a regionalidade dos mercados.

 

O presidente da Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), Vinícius Andrade, participou ontem (03/03) da Live Café com Bulla, projeto do diretor do Instituto Bulla, Cadri Awad, que recebe um convidado especial toda semana para debater o futuro e os desafios do mercado farmacêutico.

No bate-papo, Andrade pôde ressaltar a importância da distribuição na cadeia e lembrou que ela é responsável por conectar a fabricação com o varejo, tendo isso como função primordial.

A Abradilan ficou muito conhecida pelo grande evento Abradilan Conexão Farma, que acontece anualmente e se consolida hoje como a principal feira de negócios do setor, mas a entidade é muito mais que isso. Ela serve ao mercado como todo, gerando valor com a ampliação dos processos de gestão e promovendo acesso à profissionalização de players muito importantes, que são as farmácias independentes.

Hoje, a Abradilan é constituída por 141 associados, que são 81 grupos farmacêuticos; chega em 90% dos municípios brasileiros e atende 90% das farmácias. “Das 80 mil farmácias que temos no País atualmente, o distribuidor Abradilan está presente em pelo menos uma delas, ou seja, 65% de tudo o que é comercializado pelo varejo farmacêutico, passa pela Abradilan; e quando falamos em medicamentos genéricos e similares, 45% de tudo o que é comercializado no Brasil é abastecido pela Abradilan. O crescimento é constante e muitos associados estão expandindo e atuando em até nove estados”, diz Andrade.

O grande diferencial da entidade é que ela conhece a fundo a regionalidade dos mercados e garante que os medicamentos cheguem na ponta, fazendo com que a farmácia consiga abastecer o consumidor final, ininterruptamente.

O distribuidor vende muito mais do que caixinha de medicamento, ele se preocupa com a saúde financeira da farmácia, investindo cada vez na qualificação do varejista. Isso está no planejamento estratégico da Abradilan todos os anos, já que o grande desafio da farmácia independente é justamente a gestão, além do acesso à informação. “O distribuidor é o grande elo e o grande transportador de informação. Precisamos atuar como verdadeiros consultores, para prosperar e gerar valor ao cliente, fornecedor e funcionários. Não pode ser uma relação transacional, só de compra e venda.”

Inadimplência também esteve em pauta, assunto que, infelizmente, é uma realidade do distribuidor. A questão é, como lidar com ela e minimizá-la. O presidente da Abradilan explicou que o momento de inadimplência hoje no mercado é muito bom, isso quer dizer que a farmácia independente vive uma saúde financeira melhor do que vivia antes, impulsionada pela pandemia. O desafio é aprender usufruir do ganho que teve para prosperar nos próximos anos. “A farmácia que souber fazer um bom serviço, vai ter clientes por anos, haja vista que a independente oferece um atendimento muito mais personalizado, mais humano, mais próximo. Fica como ‘lição de casa’ comprar bem, ter um mix correto, na quantidade adequada e criar uma estratégia de precificação, porque comprar num preço competitivo, todo mundo consegue”.

 

Abradilan Conexão Farma 2021

Há uma grande expectativa do público para saber se o maior evento do setor vai acontecer ou não neste ano. A feira está marcada para julho, mas a Abradilan está acompanhando dia a dia a evolução dos casos de Covid-19 no País, bem como o plano de vacinação e o evento só acontecerá quando todo o cenário apresentar melhora considerável e todos os participantes puderem circular com segurança.

Andrade lembra que não foi uma decisão fácil adiar a feira ano passado. “O evento começaria dia 17 de março e o lockdown começou no dia 16, na maior parte do Brasil. A feira estava toda montada, toda pronta, seria o maior evento já promovido pela Abradilan, principalmente, pela programação de conteúdo. Mas, com certeza a gente tomou a decisão certa de cancelar. Não poderíamos ter sido um vetor grande de transmissão do coronavírus.”

É importante ressaltar que a Abradilan Conexão Farma foi criada há 16 anos, para a geração de negócios, compra e venda do distribuidor associado com as indústrias, mas o foco mudou e hoje o evento tem o objetivo de criar uma conexão entre todo o mercado farmacêutico. “Todos os stakeholders do setor podem interagir e gerar negócios, fazendo com eles tenham contato com conteúdos exclusivos como gestão de loja, mix, gerenciamento por categorias, precificação, financeiro, fiscal, tudo muito robusto e voltado para a farmácia”, explica Andrade.

 

Para saber sobre o abastecimento e estoque de farmácias e drogarias, entre em contato com o departamento de assuntos regulatórios do Sincofarma:

regulatorios@sincofarma.org.br / regulatorios1@sincofarma.org.br

(11) 3224-0966 / (11) 943887-2305