Sincofarma SP

Está com dor nas costas? Saiba que pode ser emocional.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2021-03-22 10:00:45

 

Lombalgia, incomodo constante, sem posição para permanecer, trabalhar ou dormir, tudo isso podem ser sintomas de ansiedade.

 

A definição de DOR, segundo a International Association for the Study of Pain (IASP) é: “Uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial”.

 

Dor e Brasil

Estudos indicam que no Brasil, durante a pandemia, aumentaram casos de estresse e depressão e também dores nas costas. Em estudo recente, a Universidade do Estado de São Paulo, revelou que cerca de 40% dos 3 mil entrevistados passaram a sofrer com quadros de depressão, ansiedade e estresse durante a pandemia, sendo as mulheres as mais afetadas. Em 2020, a Fundação Oswaldo Cruz já havia divulgado dados de sua pesquisa, onde cerca de 40% das pessoas entrevistadas começaram a sentir dores nas costas e, entre as que já sofriam com estas dores, metade observou aumento na intensidade.

O estado emocional, caracterizado pela ansiedade, pode levar:
  • Contração muscular
  • Rigidez da coluna

Dicas para melhorar:

  • Bom alongamento
  • Evitar ficar longos períodos sentado ou em pé
  • Atividade física regular
  • Atenção ao aumento de peso

 

Podem auxiliar:

  1. fuja dos anti-inflamatórios e relaxantes musculares,
  2. prefira os suplementos vitamínicos e fitoterápicos,
  3. procure um farmácia que tenha sala de atendimento farmacêutico e que eles possam te aconselhar um profissional do movimento, como fisioterapeuta ou educador físico.

Um bom acompanhamento e bom óleo essencial de lavanda, podem ajudar você a passar por esse momento.

 

Por: Veronica Soares