2021-03-30 14:09:52
Desde o surgimento do “Aqui tem Farmácia Popular”, diversas drogarias habilitadas vêm sendo descredenciadas e impossibilitadas de vender pelo programa, por conta de fraudes e falta de documentação detectadas através das auditorias regulares do Governo, levando pequenas e grandes lojas a perder parte da receita e até mesmo quebrarem.
Isso é muito mais comum do que parece.
Hoje, a partir das 15h – Palestra gratuita ao vivo com a Inforpop sobre este e outros pontos da Farmácia Popular. Veja abaixo mais informações.
O Ministério da Saúde realiza regularmente auditorias nas drogarias habilitadas para vender pelo Farmácia Popular a fim de manter o programa idôneo. Para isso, as drogarias passam por um raio-x para identificar possíveis falhas por parte das lojas, seja por compra de CNPJ’s irregulares, falta de receitas, venda de medicamentos que não são intercambiáveis e até mesmo ações fraudulentas.
A 1ª Vara Federal de Cachoeira do Sul, por exemplo, condenou recentemente o administrador de uma drogaria do Município por atos de improbidade administrativa.
Segundo a denúncia, houve fraude na dispensação de medicamentos pelo Programa Farmácia Popular e na ação do Ministério Público, foram constatadas irregularidades de documentação apresentada pela farmácia em auditoria do Governo, referente ao período de janeiro a maio de 2012.
Os réus teriam fraudado o programa ao falsificar receituários médicos e realizar registros fictícios de vendas de medicamentos visando o recebimento irregular de verbas públicas. Cada um dos réus foi condenado a multas de R$10.000,00; tendo ainda que ressarcir o dano causado ao erário em R$92.110,00, corrigidos monetariamente.
Esse é apenas um exemplo das milhares de condenações que acontecem diariamente por conta de irregularidades no programa Farmácia Popular. A grande maioria delas, acontece inclusive de forma não intencional. Muitos gestores de drogarias não estão por dentro das normas do programa, e acabam cometendo erros bastante comuns, mas que podem levar até ao fechamento da loja.
Entre algumas das ações que podem levar ao descredenciamento e multa no Farmácia Popular, estão:
– Não armazenar as receitas médicas, que são comprovantes solicitados em auditorias (conheça o sistema de armazenamento da INFORPOP Pharma clicando aqui);
– CNPJ irregular;
– Venda de remédios que não são intercambiáveis (ou seja, que não podem ser trocados pelo medicamento descrito na receita);
– Fraudes e ações de má fé utilizando o programa Farmácia Popular.
Evite multa no Farmácia Popular
Todas as drogarias habilitadas no programa, se ainda não passaram, irão passar pela auditoria do Governo. Isso acontece sem aviso prévio e em qualquer dia e horário.
Para se prevenir e manter a sua drogaria regular, algumas ações precisam ser tomadas:
- Mantenha um sistema de armazenamento de receitas e cupons
A possibilidade de perda ou extravio de uma receita não pode existir em hipótese alguma. As receitas e cupons fiscais são os documentos que comprovam a venda. Em caso de receitas amassadas, rasgadas ou ilegíveis, a sua drogaria estará passível de multas. Conheça o sistema de armazenamento da INFORPOP Pharma clicando aqui.
- Verifique o histórico do seu CNPJ
Se o CNPJ da sua loja estiver por algum motivo inadimplente, a auditoria do Governo também interpreta sua drogaria como irregular. Em casos de compra de CNPJ, pesquise o histórico do mesmo antes de passá-lo para o seu nome. Lembre-se que em caso de compra de CNPJ, todo o histórico dele passa a ser de responsabilidade do comprador.
- Confira quais são os medicamentos intercambiáveis antes de realizar a venda.
- Faça uma simulação de auditoria do Governo
A INFORPOP Pharma oferece a melhor solução para simular auditorias do Governo e evitar multas e descredenciamento no Farmácia Popular.
A partir das 15h o Sincofarma/SP, através da Inforpop, apresenta a palestra Online FARMÁCIA POPULAR: O MAIOR PBM DO PAÍS
Irá mostrar os benefícios do Programa Farmácia Popular para empresários e colaboradores, para que possam entender como faturar mais no programa. Além de faturar mais, faturar de maneira correta, evitando multas e descredenciamento.
Ao vivo e ficará gravado no Canal do YouTube do Sincofarma/SP