Sincofarma SP

Testes Rápidos nas Farmácias do coronavírus – É preciso se capacitar!

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2021-04-12 11:47:01

 

Sincofarma e a MedLevensohn realizarão vários cursos gratuitos online sobre Teste Rápidos. A Anvisa publica nova nota técnica sobre a realização dos testes da Covid que diz que apenas o do tipo PCR-LAMP não é permitida nas farmácias. 

 

A ANVISA autoriza as farmácias a executar os testes rápidos, desde que, atendidos os requisitos das resoluções da RDC 44/2009 e das diretrizes da RDC 377/2020. 

E uma das exigências, é de se capacitar o profissional para realizar o procedimento das coletas nas farmácias. Desta forma, o Sincofarma prepara, junto com a MedLevensohn, vários módulos de cursos online para treinar farmacêuticos e profissionais responsáveis pela coleta ou execução dos mesmo. O primeiro será: Testes Rápidos da Covid-19 – AG.

 

CURSO ONLINE GRATUITO – O PRIMEIRO MÓDULO JÁ NESTA QUINTA-FEIRA

O AG é um teste rápido ensaio imunocromatográfico rápido para detecção qualitativa do antígeno de COVID-19, em amostras de SWAB nasofaríngeo.

Neste primeiro módulo, a responsável por treinamentos para profissionais de Testes de Covid, Enfermeira graduada em urgência e emergência, Claudia Silva, da MedLevensohn, irá mostrar os tópicos:

  • Detecção do vírus a partir do segundo dia de manifestação de sinais e sintomas;
  • Baixo custo em relação aos testes de RT PCR;
  • Não necessita de complexas estruturas laboratoriais para realização da testagem;
  • Possibilita que o indivíduo seja colocado em isolamento logo no início do período de infecção.
  • Resultados em 10 minutos.

leia abaixo mais informações. Inscrições clique aqui. 

 

COMO SÃO OS TESTES RÁPIDOS

O teste rápido AG é um imunoensaio cromatográfico qualitativo de fluxo lateral para a detecção da proteína do Nucleocapsídeo do novo Coronavírus em amostras de SWAB – uma espécie de cotonete – nasofaríngeo, viral do SARS-CoV-2, que, se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa.

Possui sensibilidade inferior ao teste de RT-PCR, principalmente em indivíduos assintomáticos com cargas virais baixas. Porém, em pacientes com carga viral elevada, o que costuma ocorrer na fase pré-sintomática, de 1 a 3 dias antes dos sintomas, e na fase sintomática inicial, até do 5º ao 7º dia da doença, a sensibilidade é superior a 90% quando comparada ao teste de RT-PCR.

 

COMO SÃO REALIZADOS

A técnica utilizada para realizar o teste rápido AG é com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe.

Neste teste, anticorpos específicos para a proteína N do novo Coronavírus são revestidos separadamente na região da linha de teste do dispositivo. Durante o teste, a solução extraída da amostra reage com os anticorpos para proteína N do novo Coronavírus revestidos em partículas.  A mistura em seguida, migra para cima na membrana cromatográfica para reagir com os anticorpos para proteína N do novo Coronavírus e formar uma linha colorida na região da linha de teste.

A presença desta linha colorida na região da linha de teste indica um resultado positivo.  Como procedimento de controle, uma linha colorida sempre aparecerá na região da linha de controle, indicando absorção apropriada através de membrana para a realização do teste
REAGENTES
O dispositivo de teste contém partículas de anticorpo para a proteína N do novo Coronavírus e anticorpo para a proteína N do novo Coronavírus revestido na membrana

 

RESULTADO EM ATÉ 10 MINUTOS

Com sensibilidade de 95% e especificidade de 99,2%, os benefícios são:

  • Detecção do vírus a partir do segundo dia de manifestação de sinais e sintomas;
  • Baixo custo em relação aos testes de RT PCR;
  • Não necessita de complexas estruturas laboratoriais para realização da testagem;
  • Possibilita que o individuo seja colocado em isolamento logo no início do período de infecção.
  • Resultados em 10 minutos.

O profissional de saúde que irá aplicar o teste em farmácias é o farmacêutico. Ele deve estar devidamente paramentado para proteger-se e também para proteger o paciente. As orientações publicadas pela Anvisa determinam para estes profissionais:

  • higiene das mãos frequente com água e sabonete líquido OU preparação alcoólica a 70%;
  • óculos de proteção ou protetor facial;
  • máscara cirúrgica;
  • jaleco;
  • luvas de procedimentos.

 

Importante também lembrar que, é necessário delimitar fluxo de pessoal e áreas de atendimento, espera e pagamento, sejam diferentes para os usuários que buscam os serviços de teste rápido, em relação aos consumidores de os outros serviços dentro da farmácia.

As orientações da Anvisa para as farmácias estão publicadas nas notas técnicas abaixo:

Nota Técnica 97/2020 – Orientação para utilização de testes rápidos (ensaios imunocromatográficos) para a Covid-19 em farmácias privadas durante o período da pandemia.

Nota Técnica 96/2020 – Orientação para farmácias durante o período de pandemia da Covid-19.

 

A Anvisa e as Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais continuam monitorando o comportamento dos produtos após a sua comercialização, seja por meio de queixas técnicas ou pela avaliação laboratorial de desempenho. As informações de desempenho dos produtos estão declaradas nas instruções de uso e estão disponíveis para consulta no portal da Agência.

 

Nota Técnica 02 – DVPSIS/COVISA/2021

A prestação do serviço de coleta de material biológico (MeuDNA -PCR-LAMP) por farmácias e drogarias, e armazenamento das amostras para posterior encaminhamento a um laboratório de análises clínicas não possui amparo legal. Juan Ligos, dos Assuntos Regulatórios do Sincofarma lembra que “ é vedado à farmácia e drogaria prestar serviços não abrangidos pela RDC 44/09. E ainda que os testes devem ter como finalidade fornecer subsídios para a atenção farmacêutica e o monitoramento da terapia medicamentosa, não possuindo, em nenhuma hipótese, o objetivo de diagnóstico”. 

Ressalta ainda a RDC 44 não incluir a atividade de posto de coleta.

 

 

CURSO DE TESTES RÁPIDOS EM FARMÁCIAS – COVID AG

Dia: 15/04/2021

Formato: ONLINE – GRATUITO

Investimento: GRATUITO com patrocínio da MedLevensohn

Inscrições clique aqui