2021-05-31 14:48:48
Também passam a receber o imunizante estagiários e estudantes dos últimos anos de cursos relacionados à área da saúde. Cidade passa a exigir comprovante de endereço para aplicar imunizante.
Começou sexta-feira (28) de maio na capital paulista a vacinação contra o coronavírus para pessoas com mais de 40 anos que tenham comorbidades e profissionais de saúde autônomos com 18 anos ou mais. Também receberão a imunização estagiários e estudantes dos últimos anos dos cursos da área da saúde, como medicina e enfermagem.
Para a vacinação, a partir desta sexta será exigido comprovante de residência no município. A ação tem como objetivo garantir que as doses sejam destinadas aos moradores da capital.
“A gente vai estar iniciando a partir de sexta 28 de maio, a vacinação de todas as pessoas que estão no último ano dos cursos da área de saúde. A partir de amanhã, a prefeitura passa a exigir o comprovante de residência”, disse Nunes.
“A partir sexta, 28 de maio, todas as nossas 486 UBS, os nossos 20 drives, os nossos 10 mega postos, que a partir de amanhã começam mais dois, hoje são 8, amanhã serão 10, ou seja, todos os locais de vacinação passam a exigir o comprovante de residência”, salientou o prefeito.
Os profissionais de saúde da linha de frente contra a Covid-19 começaram a ser vacinados na cidade de São Paulo em janeiro deste ano, mas a lista para os profissionais autônomos vem sendo ampliada aos poucos, conforme a disponibilização de novas doses.
Vacinação
A cidade começou a vacinar desde sexta 28 de maio, alunos do último ano do curso da área de saúde, além das pessoas com mais de 40 anos com comorbidades e profissionais de saúde com mais de 18 anos que estejam dentro dos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).
No caso dos estagiários, será necessário apresentar um atestado da faculdade e o comprovante de residência.
Segundo o prefeito, na próxima terça (2), começam a ser vacinados os funcionários dos aeroportos de Congonhas e Campo de Marte. No calendário estadual, porém, a vacinação desses profissionais está prevista para ser iniciada nesta sexta (28).
Veja a lista de trabalhadores da saúde que podem ser vacinados:
- médicos
- enfermeiros/técnicos auxiliares
- nutricionistas
- fisioterapeutas/terapeutas ocupacionais
- biólogos
- biomédicos
- técnicos de laboratório que façam coleta de RT-PCR SARS-CoV2 e análise de amostra de Covid-19
- farmacêuticos
- técnicos de farmácia
- odontólogos
- auxiliares de saúde bucal
- técnicos de saúde bucal
- fonoaudiólogos
- psicólogos
- assistentes sociais
- profissionais de educação física
- médicos veterinários
A capital possui atualmente 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 76 drive-thrus em UBSs, 17 Serviços de Atenção Especializada (SAE), 3 Centros-Escolas e 83 postos volantes que realizam a vacinação.
Unidades Básicas de Saúde (UBS)
- Horário: segunda a sexta, das 7h às 19h.
- Os endereços das unidades podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde
UBSs com sistema drive-thru
- Horário: 8h às 17h
- Veja a lista com os endereços dos postos drive-thru nas UBSs da capital:
AMAs/UBSs Integradas
- Horário: 7h às 19h, inclusive aos sábados.
- Veja a lista com os endereços dessas unidades.
SAEs
- Veja a lista com os endereços dos Serviços de Atenção Especializada.