2021-07-14 09:10:41
Em breve, nos Estados Unidos, o Comando de Operações Especiais (SOCOM, na sigla em inglês), entidade que administra as Forças Especiais, iniciará testes clínicos de uma “pílula do rejuvenescimento”, que tem potencial para barrar alguns efeitos degenerativos naturais do envelhecimento.
Conforme reportado pelo Canal Tech, essa nova pílula envolve o que os pesquisadores chamam de “pequena molécula de desempenho humano”. Essa molécula, por sua vez, será transformada em uma forma nutracêutica, ou seja, um tipo de suplemento alimentar que contém compostos bioativos extraídos dos alimentos e que possuem benefícios para o organismo.
Ainda de acordo com o veículo, a ideia é aumentar a prontidão dos militares às suas missões, melhorando as características de desempenho que, naturalmente, diminuem ao longo da idade.
A empresa responsável pela pílula é a MetroBiotech. Segundo ela, esse medicamento pode ajudar a desacelerar a neurodegeneração, diminuir a inflamação no corpo e aumentar a proteção cardíaca. A companhia destaca que o medicamento pode reduzir os efeitos funcionais do envelhecimento no corpo.
Entre as vantagens terapêuticas da pílula, os especialistas apontam a facilidade de administração, já que a maioria pode ser administrada por via oral, e, além disso, pode passar por meio das membranas celulares para atingir alvos intracelulares.
Cabe lembrar que a agência reguladora dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) não regulamenta os nutracêuticos. Dessa forma, eles estão isentos dos padrões que ajudam a regulamentar os medicamentos prescritos, por exemplo.
Expectativas positivas para farmacêuticos
O farmacêutico e professor da Pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni, vê o desenvolvimento dessa nova pílula com entusiasmo e acredita no potencial do novo produto em frear os efeitos do envelhecimento.
“A ciência é a esperança de cura de todo mal e de melhoria de qualidade de vida de todos. A pílula do rejuvenescimento há tempos é o sonho de todo mundo e a busca incessante de muitos pesquisadores. Muito já se avançou nesse sentido, pois hoje temos muitas opções para retardar o envelhecimento, entretanto nenhuma milagrosa e que não exija esforço e disciplina”, explicou.