Sincofarma SP

Idosos não produzem novos neurônios: isso é fake News!

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2021-08-11 18:18:33

 

Gustavo Alves fala nessa crônica que existe uma ideia errada e sem nenhum fundamento de que o ser humano é incapaz de produzir novos neurônios a partir de determinada idade, especificamente do momento em que se torna idoso.

 

Durante muitos anos o envelhecimento foi conceituado como sendo um período marcado pelo decréscimo total da capacidade cognitiva. Há sim alguns pontos corretos, já que o declínio cognitivo normalmente se inicia e se dá de forma mais considerável após o início da fase idosa.

É importante evitar o termo “terceira idade”, totalmente excluído do jargão médico e científico, embora muita gente ainda prefira se referir à velhice desta forma.

Na verdade, até mesmo “velhice” pode ser uma forma pejorativa de se referir a esta etapa da vida, já que do ponto de vista biológico, envelhecemos à partir do momento em que nascemos.

Acreditava-se que a terceira idade era o “corredor final”, aquele período marcado pelo capítulo final da vida, mas isso mudou consideravelmente graças ao avanço da Ciência:

  • Novos medicamentos: aumento da expectativa de vida, tratamento de doenças crônico-degenerativas (diabetes, hipertensão arterial), tratamento de distúrbios do comportamento (depressão, ansiedade), tratamento (sem cura) das doenças neurodegenerativas e/ou demências (Alzheimer, Lewy, Parkinson).
  • Alimentos saudáveis: menos gorduras saturadas, menos gordura trans, menos açúcares, alimentos enriquecidos com nutrientes, alimentos enriquecidos com fibras.
  • Novas tecnologias diagnósticas: biologia molecular, tomografia e ressonância magnética.

O Instituto Karolinska da Suécia conseguiu demonstrar, após extensa pesquisa que envolveu pessoas até 92 anos de idade, com seus respectivos cérebros congelados (doados após a morte), que a cada dia são criados 1400 neurônios somente no hipocampo, aquela região responsável pela formação da memória. Isto é simplesmente fantástico e quebra o velho paradigma de que neurônios nunca são recuperados após sua morte. Obviamente que os neurônios produzidos na fase fetal não são renovados, mas o restante sim, numa velocidade e quantidade menor.

A pergunta que vale 1 milhão de dólares: o que fazer para manter a mente saudável durante toda a vida, inclusive no envelhecimento? Vou tentar elencar alguns pontos:

  1. Não acreditar que as ações para uma mente saudável na fase idosa começam exclusivamente quando nos tornamos idosos! Fazer Sudoku nesta fase da vida será muito menos efetivo do que construir o hábito de ler, estudar … desde a juventude.
  2. Alimentação saudável.
  3. Prática regular de exercícios.
  4. Beber água! Diga não aos refrigerantes!
  5. Não use drogas! Não se automedique.
  6. Valorize e mantenha as amizades, a família!
  7. Nunca pare de ler, estudar, aprenda coisas novas.
  8. Trabalhar é fundamental, faz bem!
  9. Vá ao médico regularmente, mas não seja neurótico com a saúde, viva a vida!
  10. Um vinho, sem exageros, sempre faz bem!

 

Na dúvida sobre medicamentos, procure sempre um farmacêutico.

 


 

 

Gustavo Alves Andrade dos Santos

Farmacêutico, Doutor em Biotecnologia
Coordenador do grupo de Cuidado farmacêutico ao Idoso do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Twitter: @gustavofarmacia
Instagram: @gusfarma
Email: gusfarma@hotmail.com