2021-08-23 17:04:16
Liliane Barros fala nessa crônica sobre os uso de florais e como eles fortalecem a relação entre mente e corpo.
Conversar sobre florais é sempre muito gratificante e quanto mais aprofundamos mais percebemos as possibilidades das combinações das 38 essências. Estudos falam em combinações de quase 4000000 de possibilidades para os estados emocionais apresentados.
O estudo nos permite perceber situações e as diferenças entre as essências.
Hoje trago algumas situações onde pode ser que, ao indicar, ocorra alguma confusão na escolha. É importante aprofundarmos para as diferenciarmos.
Por exemplo, as essências Gorse e a Gentian, tão próximos e tão uteis em um processo de tristeza e depressão.
Dica: Gentian utilizaremos para a situação negativa de desânimo, de tristeza, falta de vontade de seguir, começam a perder a fé. A essência trará a esperança e um olhar diferente de ver o mundo. O Gorse perdeu a fé. Não encontram a felicidade. Indicado para casos de depressão, sempre avaliando o estado do paciente individualmente. Utilizando a essência Gorse irá restaurar o otimismo e a vontade de viver.
E o que dizer de Mimulus e Aspen?
Dica: A essência Mimulus é indicada para os medos conhecidos. O paciente relata que está em pânico, pois terá que fazer uma longa viagem de avião e entra em desespero só de lembrar da situação. Já o Aspen poderia relatar que está com um pressentimento de que algo irá ocorrer, mas que não sabe o que é e que está com um aperto no peito e muito medo desta sensação. A essência irá trazer como aspecto positivo o entendimento do que é sombrio e enfrentá-lo.
E se o nosso paciente apresentar uma incerteza na vida. Estaremos pensando no grupo 2, das incertezas. Vamos analisar o quadro!
O relato é de dúvida entre duas situações: um adolescente que está propenso a seguir na carreira engenharia, mas que também gosta de psicologia. Está muito confuso e em sofrimento pois em breve terá que escolher a carreira. Tem apoio dos pais e estes procuraram a terapia floral para ajudá-lo.
Pensamos em Scleranthus e Cerato.
Ele escolhe e fica com dúvida do que definiu? Ele não consegue definir?
Dica: Scleranthus: não consegue escolher e ficar em dúvida. A essência traz alivio para a incerteza entre as situações e assim conseguirá decidir-se tranquilamente. O Cerato seria uma situação onde ocorre a decisão, mas a dúvida continua e ocorre o questionamento à outras pessoas para conseguir algum alivio. A essência trará confiança no que escolheu.
Estas são alguns exemplos do que ocorre no dia-a-dia e demonstra a necessidade de aprofundarmos em cada essência floral para conseguirmos diferenciá-las.
LILIANE BARROS é Consultora especialista também em veterinária:
WhatsApp: (11) 98269-8491
• Consultório – Rua: Barata Ribeiro, 380 – cj 26
Cerqueira César – São Paulo
Atendimento de terapias integrativas e complementares – Reiki, Florais, Meditação e Fitoterapia.
• Consultoria Técnica Magistral.
Instagram: @profa_liliane_barros
e-mail: lilianeabarros@gmail.com
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/liliane-almeida-barros-05118934