2021-10-16 12:57:28
Professora de cursos do Sincofarma, Dra. Liliane Barros fala na sua coluna sobre um segmento que cresce a cada dia no Brasil.
Se você tem afinidade com o setor e gosta de animais, esta é uma oportunidade!
Por Liliane Barros
Segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), em 2021 a população de animais no Brasil é de 144,3 milhões. Este nicho está em crescimento e movimenta bilhões de reais por ano.
A regulamentação do setor é realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A expansão do setor faz com que ocorra um aumento das ofertas de variados serviços, tais como a manipulação de formulações veterinárias personalizadas, adequando as formas farmacêuticas às necessidades, além de proporcionar um baixo custo, o que é bastante interessante para um estabelecimento comercial e de saúde.
Dica: as normas que regem o setor são várias.
São elas:
– Decreto 5.053, de 22 de abril de 2004
– Instrução Normativa 11 de 08 de junho de 2005
– Instrução Normativa 41 de 4 de dezembro de 2014
– Instrução Normativa 25 de 08 de novembro de 2012
– Instrução Normativa 35 de 11 de setembro de 2017
– Lei 13021 de 8 de agosto de 2014.
Dica: temos vantagens ao implantar a farmácia veterinária. Como exemplo podemos citar a versatilidade posológica, a escolha da forma farmacêutica e excipientes adequados às raças, a possibilidade de associação de fármacos, a quantidade exata para o tratamento, a adequação de dose, a personalização terapêutica, as formas farmacêuticas inovadoras e a tríade formada entre tutor, farmácia e médico veterinário.
Quando pensamos em implantar a farmácia veterinária, é necessário ter em mente que devemos estudar a farmacologia veterinária. Lembrando que quando trabalhamos com humanos, estamos lidando com uma espécie. Na veterinária são várias, além das raças e que cada uma tem suas características.
São necessários estudos prévios das fórmulas e das formas farmacêuticas, o tratamento é individualizado, ou seja, o farmacêutico deve estar preparado para o atendimento e sempre se atualizar.
As formas farmacêuticas diferenciadas auxiliam a obtenção da adesão ao tratamento, facilitando a administração e não causando stress ao tutor nem ao animal.
No mercado conhecemos algumas formas que são indispensáveis quando manipulamos os medicamentos: as pastas e biscoitos. As vantagens são variadas, tais como, não contêm amido, possuem baixo teor de sódio e agradam o animal de estimação.
Podemos também citar outras formas farmacêuticas para cosméticas, como mousses, shampoos, condicionadores e wipes que também fazem a diferença e nos possibilitam um carinho à mais para os nossos clientes especiais.
Fico por aqui!
Até a próxima semana com mais dicas magistrais!!!
Gratidão!
Dra. Liliane Barros
WhatsApp: (11) 98269-8491
Consultório – Rua: Barata Ribeiro, 380 – conjunto 26 – Cerqueira César – São Paulo, SP
Atendimento para saúde mental e física utilizando as terapias integrativas e complementares – Reiki, Florais de Bach, Óleos essenciais, Meditação e Fitoterapia.
Consultoria Técnica Magistral
e-mail lilianeabarros@gmail.com
Instagram profa_liliane_barros
Facebook Liliane Barros
LinkedIn https://www.linkedin.com/in/liliane-almeida-barros-05118934