Sincofarma SP

O incrível desafio de envelhecer no Brasil

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

2021-11-04 12:30:04

 

Gustavo Alves fala nesta crônica quais são os desafios de ser idoso no Brasil, e quais são as dificuldades enfrentadas por essa crescente população. É indispensável a necessidade de se criar novas políticas públicas para os idosos e tornar eficientes as já garantidas por lei. Dia 06 de Novembro o especialista em Alzheimer no Brasil traz ao público do Sincofarma ‘‘Atenção Farmacêutica ao Idoso com Alzheimer”


Com apoio da Torrent Pharma, o curso acontecerá de forma online e gratuita.

 

A expectativa de vida da população mundial aumentou significativamente nos últimos anos, ainda que com algumas variações entre os países, a longevidade deixou de ser um bônus reservado a alguns para se transformar em uma característica comum entre as pessoas.

Porém, envelhecer significa sofrer mudanças, sejam elas físicas, psíquicas, funcionais, enfim, ao atingir determinada idade, as pessoas modificam seus costumes, afazeres e passam a depender um pouco ou muito de outras pessoas.

De que idade estamos falando? Ser idoso no Brasil, por exemplo, significa ultrapassar a barreira dos 60 anos, enquanto no Canadá e em outros países plenamente desenvolvidos, esta faixa etária sobe para 65 anos

Ainda que sejam independentes, os idosos precisam recorrer a serviços e apoio para que possam preservar com dignidade sua condição de vida.

Em muitos casos as escadas serão evitadas ou deverão ter corrimão, se possível um elevador; a alimentação vai requerer cuidados, a prática de atividades físicas será fundamental; a saúde em geral vai necessitar de vigilância permanente, a leitura representará um instrumento de estímulo cognitivo, dentre outras questões.

Mas existem componentes de obrigatoriedade do Estado para com os idosos que caso não sejam cumpridos poderão fazer muita diferença.

Sim o Brasil tem uma Lei específica e Estatuto para os idosos, mas a aplicabilidade prática disso deixa a desejar. Falo aqui de Políticas Públicas em prol dos idosos, protegendo-os de males que infelizmente tem sido comuns para estas pessoas que trabalharam uma vida toda pelo seu país.

Nossos idosos, na grande maioria dos municípios do Brasil, não tem um atendimento digno na saúde, além disso passam fome, não conseguem adquirir os medicamentos e vivem os dez últimos anos de vida com muito sofrimento.

O Brasil envelheceu rápido demais se comparado a países desenvolvidos, e além disso vivemos a experiência de envelhecer em um país ainda pobre, enquanto nas outras nações foi o contrário, o envelhecimento populacional aconteceu após o país enriquecer.

Enfim, são desafios que devem constar em uma agenda a ser estabelecida pelo poder público e que deverá contar com a participação de entidades privadas e organizações que atuem em defesa dos idosos.

 

Na dúvida sobre medicamentos, procure sempre um farmacêutico.

 


Para se inscrever no curso de Atenção Farmacêutica ao Idoso com Alzheimer:

 

 

 

 

Objetivo

Capacitar o farmacêutico para a compreensão dos fenômenos fisiopatológicos da doença de Alzheimer, sintomas, epidemiologia, diagnóstico, com ênfase no tratamento farmacológico e do papel do farmacêutico na farmacoterapia desta demência.

Público-alvo

Estudantes de Farmácia, Balconistas, Farmacêuticos e demais interessados.

Parte teórica
  • O que é a Doença de Alzheimer
  • Alzheimer é uma demência?
  • O que são Demências?
  • Fisiopatologia do Alzheimer
  • Sinais e Sintomas
  • Diagnóstico
  • Tratamento
  • Cuidado Farmacêutico na Farmacoterapia: monitoramento das reações adversas, adesão e cuidado com as interações medicamentosas.

Programação

10:30 – Credenciamento
11:00 – Início do Curso
13:00 – Final

Investimento

GRATUITO

INCLUSO: Apostila,  Certificado de Participação/Sincofarma/SP.

 


 

Gustavo Alves Andrade dos Santos

Membro do ISTAART – The Alzheimer´s Association International Society to Advance Alzheimer´s Research and Treatment
Member of ASHP – American Society of Health-System Pharmacists

Farmacêutico, Doutor em Biotecnologia
Coordenador do grupo de Cuidado farmacêutico ao Idoso do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Twitter: @gustavofarmacia
Instagram: @gusfarma
Email: gusfarma@hotmail.com